Comunidade Evangélica Luterana "Cristo"

Endereço: Rua Lincoln Byrro, 1520, Bairro São Paulo - Gov. Valadares, MG - Cep.: 35030-280;
Tel.:(33) 3021-6056;
E-mail: celcgv@gmail.com - Pastor Jadir Carlos Mundt
CULTOS: 1º DOMINGO DO MÊS: ÀS 19H; OS DEMAIS DOMINGOS: ÀS 9H

quarta-feira, 28 de abril de 2010

IELB NOTÍCIAS ESPECIAL - 60ª CONVENÇÃO NACIONAL

21/04/2010:
14h30: Reunião do Conselho Diretor:
O Conselho Diretor da IELB reuniu-se na tarde desta quarta-feira, no Salão Galileo do Hotel Carimã, em Foz do Iguaçu. O encontro precedeu a abertura oficial da 60ª Convenção Nacional. O presidente do CD, pastor Egon Kopereck saudou todos os integrantes e agradeceu pelo empenho dedicado ao conselho. Logo após o secretário, pastor Rony Ricardo Marquardt fez a apresentação dos novos conselheiros e líderes leigos. Ficou definido que as eleições do CD se realizarão na sexta-feira à noite. Também ficou definido prazo, até quinta-feira (22/04), às 12h, para a apresentação de candidatos a alguns cargos ainda em aberto. A Comissão Jurídica apresentou o pedido de filiação de 97 pastores e 43 congregações, desde a última Convenção Nacional. O CD aprovou os quatro pareceres apresentados pela comissão.

Edição: Tatiana Sodré - Mtb: 8768 - Comunicação IELB
IELB NOTÍCIAS ESPECIAL - 60ª CONVENÇÃO NACIONAL

21/04/2010:
16h: Culto de Abertura (parte1):
O Salão Panorâmico, do Hotel Carimã teve lotação quase total no culto de abertura da 60ª Convenção Nacional da IELB, nessa quarta-feira. Os liturgistas foram os reverendos Celso Wottrich, da CEL Cristo Redentor de Foz do Iguaçu e Élvio Bender, conselheiro do Distrito Cataratas. Os auxiliares foram os pastores do distrito Cataratas e da Diretoria Nacional da IELB. O presidente da IELB, rev. Paulo Moisés Nerbas foi o pregador. A cerimônia contou com a apresentação do coral da CEL Cristo, de Marechal Cândido Rondon, PR, sob a regência do rev. Romildo Reinaldo Wasse.
A pregação do presidente da IELB, rev. Paulo Moisés Nerbas, teve como tema o texto: Sl 117.1,2 " A Salvação será conhecida por todos...para que todos os povos o louvem". O rev. Nerbas destacou as palavras do tema e disse que elas falam de duas coisas que poderão acontecer e uma é resultado de outra: a salvação será conhecida; os povos louvarão a Deus!
Nerbas afirmou que a palavra salvação para nós, cristãos, é o que recebemos de Deus pela fé em Jesus Cristo, pela confiança na promessa de perdão e salvação nele. Cremos e confessamos que não existe salvação fora de Jesus Cristo. O rev. questionou se é preciso mesmo anunciar a salvação pela fé em Jesus para haver louvor a Deus da parte de todos os povos?. Completou dizendo que não será possível alguém louvar a Deus sem conhecer a salvação em Jesus Cristo? Afinal, não querem louvar a Deus povos e pessoas que não conhecem Jesus nem crêem nele? Não querem adorar a Deus multidões que não ouviram a mensagem do evangelho de Jesus?
Durante a mensagem Nerbas disse que muitos, milhares, milhões de pessoas querem louvar e adorar a Deus sem Jesus. Quando fazem isso estão certas de que prestam um culto verdadeiro a Deus e pensam que sabem tudo que precisam saber sobre Deus. O pregador completou perguntando: "Diante disso, ainda tem sentido, ainda tem valor usar um tema destes para um culto de abertura de uma convenção nacional?. Nerbas convidou a uma reflexão, um desafio a tentar descobrir se elas ainda têm valor. Será que ainda é preciso tornar conhecida a salvação pela fé em Jesus Cristo para as pessoas conhecerem o verdadeiro Deus e louvarem o verdadeiro Deus? Ou este tema apresenta uma “verdade” que deixou de ser verdade, que “já era”?" .
Ele reafirmou que o desafio está diante de nós. "Vamos enfrentá-lo? Vamos lá, então! Quem, realmente, conhece o Deus verdadeiro? Irmãos e irmãs, ninguém conhece a Deus se não conhecer a verdade mais importante a respeito dele. Vou repetir: ninguém conhece a Deus se não conhecer a verdade mais importante a respeito dele. Quem não conhece tal verdade, tem apenas um conhecimento incompleto de Deus, que não é confiável e nem dá segurança para ninguém". O pregador encerrou perguntando: Sim, como está o nosso louvor? Essas perguntas são lei, lei necessária para atacar o nosso velho homem. Mas se nós voltarmos para casa só com essas perguntas, não haverá mudança no nosso comportamento. Reconheceremos que há problemas com nosso louvor. Ficaremos com nossa consciência nos acusando por em tempo, porém sem forças para mudar. O rev. declarou que IELB, todavia, pode melhorar o seu louvor, porque a IELB conhece a misericórdia e a fidelidade de Deus em Cristo.

Edição: Tatiana Sodré - Mtb: 8768 - Comunicação IELB
IELB NOTÍCIAS ESPECIAL - 60ª CONVENÇÃO NACIONAL

21/04/2010:
16h -18h30: Culto de Abertura (parte2):
Durante a distribuição da Santa Ceia aos participantes foram executados os Hinos 259, 274 e 122. Logo após o presidente da IELB, rev. Paulo Moisés Nerbas declarou aberta a 60ª Convenção Nacional. Ele disse que "por causa da morte de Jesus na cruz nós temos completa liberdade de entrar no Lugar Santíssimo. Nós temos um Grande Sacerdote para dirigir a casa de Deus. Portanto , cheguemos perto de Deus com um coração sincero e uma fé firme, com a consciência limpa das nossas culpas e com o corpo lavado com água pura. Guardemos firmemente a esperança da fé que professamos, pois podemos confiar que Deus cumprirá as suas promessas. Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a ter mais amor e fazerem o bem". Nerbas pediu que o Senhor esteja conosco, para conhecermos "a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele". Depois da oração todos foram convidados a cantar o Hino Nacional Brasileiro.
Palavra dos convidados
O vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, desejou que os convencionais vivam "dias graciosos" na cidade. Ele destacou que Foz do Iguaçu transformou-se em uma cidade "destino do mundo" pela beleza das Cataratas, por Itaipu e agora, mais recentemente, pela instalação da Universidade de Integração Latino Americana. Chico disse que a cidade é um local de confluência de fé, vida, união e paz porque abriga mais de 70 etnias do Brasil e de vários países. O vice-prefeito afirmou que a IELB cumpre uma importante função social, de propagação da fé, de valorização da família e da dignidade da vida humana. "Esses propósitos nos fazem parceiros e deixam o poder municipal honrado em recebê-los". Chico encerrou dizendo que espera que todos sintam saudades de Foz do Iguaçu e voltem sempre, pois a cidade os acolherá com carinho.
Outro convidado ilustre foi o pastor Osnildo Friedemann representando o presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana (IECLB), Walter Altmamm. O pastor Friedemann, destacou o tema escolhido para a 60ª Convenção Nacional. Desejou que o evento seja abençoado por Deus, que a IELB atinja seus objetivos e lembrou das palavras do apóstolo Paulo em I Coríntios 15-58: "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”.
A cerimônia de abertura encerrou com a apresentação do vídeo institucional da IELB, preparado especialmente para a 60ª Convenção Nacional.

Edição: Tatiana Sodré - Mtb: 8768 - Comunicação IELB
IELB NOTÍCIAS ESPECIAL - 60ª CONVENÇÃO NACIONAL

21/04/2010:
20h25 - 1ª Sessão:
O presidente da IELB, rev. Paulo Moisés Nerbas abriu a primeira sessão da 60º Convenção Nacional, pedindo que todos cantassem o Hino 86 do hinário luterano. Logo após lembrou que a sessão iniciou com 713 votantes presentes, o que significa 45.8% das 779 congregações e dos 773 pastores filiados e ativos. Os integrantes das comissões de Eventos, Moções, Jurídica e Eleitoral se apresentaram ao plenário e passaram orientações. Na sequência os cinco candidatos a presidente da IELB tiveram dois minutos, cada um, para apresentarem-se aos participantes do evento. Após a distribuição das cédulas de votação, o presidente Nerbas apresentou seu relatório e na continuidade, as comissões.
Relatório do Presidente:
O presidente Nerbas optou por fazer um relato resumido das atividades da presidência durante os quatro anos de gestão. O presidente dividiu em oito tópicos: estrutura, confessionalidade, ação na evangelização, ação nas outras áreas, parceria com a Ulbra, situação perante o luteranismo, caminhada como Sínodo e ação dentro da Diretoria Nacional. Nerbas encerrou destacando a harmonia dentro da Diretoria Nacional que é, segundo ele, indispensável para que esta possa servir bem à Igreja. O presidente disse ser grato a Deus e muito pelo convívio de respeito, de confiança, de observância dos limites das áreas de ação de cada um e, acima de tudo, unidade de propósito: servir o Senhor por meio daquilo que a Igreja nos confiou para fazer. Finalizando registrou um cordial agradecimento aos colegas da Diretoria Nacional. "Que o Senhor Deus, na sua graça, recompense o amor de todos traduzido em ações de apoio ao Presidente da Igreja. Obrigado, Senhor, pela bênção que me deste de te servir na função de Presidente! Obrigado, querida Igreja, pelo privilégio de ter sido pastor na Presidência! Obrigado, querida esposa e amada família, pelo apoio, compreensão e amor!".
Relatório do Conselho Diretor:

O presidente do CD, pastor Egon Kopereck disse que os últimos quatro anos foram anos abençoados, com relativa paz e progresso na Igreja. Relatou as reuniões regulares ordinárias do CD: São Leopoldo, RS, em 2006; Prudentópolis, PR, em 2007; Florianópolis, SC, em 2008 e São Bernardo do Campo, SP, em 2009. Em cada ano, aconteceram as duas reuniões programadas, ordinárias, das seis (06) Áreas de atuação da IELB, além de alguma eventual reunião extraordinária de alguma Área. Segundo Kopereck em cada reunião do CD, foram ouvidos os relatórios da Diretoria Nacional, das Organizações Auxiliares, das Áreas de ação e das Comissões e Conselhos de trabalho da Igreja. "As seis Áreas de atuação da Igreja, sempre traziam em seus relatórios uma avaliação do desempenho em relação aos desafios propostos pelo Planejamento IELB 2010” . Egon destacou o bom clima de trabalho. "Vivenciamos um clima de paz e harmonia, o desejo geral em ver a causa triunfando, lutando todos pelo mesmo objetivo maior, que era e que continua sendo, levar “Cristo Para Todos”.

Relatório do Conselho Fiscal:

O coordenador do Conselho Fiscal, gestão 2006 a 2010, Alcion Sponholz, informou os assuntos que tratam especialmente do patrimônio e da movimentação financeira do caixa nacional da IELB, os quais são responsabilidade administrativa do Conselho Diretor da IELB, a quem este conselho apresenta suas resoluções e pareceres para homologação. As resoluções e pareceres desde a Convenção de 2006 constam nos
Cadernos de Relatórios e nas Atas das Reuniões do Conselho Diretor deste período. Sponholz lembrou ainda que a atuação do Conselho Fiscal, além das resoluções e pareceres finais, consta de acompanhamento prévio dos assuntos e da participação em reuniões conjuntas com a Área de Finanças do Conselho Diretor e com a Diretoria Nacional da IELB.

Relatório da Comissão de Eventos:

A coordenadora da Comissão de Eventos, srª Helena Nerbas apresentou os integrantes do grupo de trabalho. O tesoureiro da IELB Moacir Guenter informou as estatísticas do evento. O secretário da IELB, Rony Marquardt informou todo o processo de procura da cidade e hospedagem para a 60ª Convenção Nacional. Helena encerrou repassando alguns informes úteis.

Edição: Tatiana Sodré - Mtb: 8768 - Comunicação IELB
IELB NOTÍCIAS ESPECIAL - 60ª CONVENÇÃO NACIONAL

21/04/2010:
22h - 1ª Sessão - Eleição do Presidente:
Egon Kopereck é o novo presidente da IELB
Após o segundo escrutínio a maioria dos convencionais decidiu que Egon Kopereck irá assumir a presidência da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) pelos próximos quatro anos. O anúncio foi feito às 22h30 pela Comissão Eleitoral.



Edição: Tatiana Sodré - Mtb: 8768 - Comunicação IELB
IELB NOTÍCIAS ESPECIAL - 60ª CONVENÇÃO NACIONAL

22/04/2010:
9h - 2ª Sessão:
A devoção do segundia dia da 60ª Convenção Nacional foi dirigida pelo rev. Acir Raymann. Na sua mensagem, baseada em Gênesis 12.3, Raymann destacou que a sabedoria de Deus está em oposição ao desejo do homem. "ELE escolhe os mais fracos para envergonhar os mais fortes, pois é sábio". Lembrou a escolha de Abrãao que mostra os propósitos sábios do Criador. "É assim que Deus lida conosco, através do cumprimento de suas promessas". Ele lembrou que Deus deu um candelabro de promessas a Abraão e uma delas foi "eu engrandecerei o teu nome". Segundo o rev. é assim que Deus age com todos, assim que age em nossas vidas e nos torna, sem que percebamos bençãos na vida dos outros. Enfatizou a certeza da fé, que por isso Abrãao atendeu ao chamado do Pai, pois tudo estava baseado em sua fé sólida e assim ele enfrentou todos os desafios. O rev. lembrou que Deus abriu um novo envelope com Abraão e com o Messias. "Seu próprio Filho abriu o envelope da sepultura para que pudéssemos viver e não tivéssemos mais medo da morte. Finalizou com o Credo Apostólico.
Eleição do primeiro vice-presidente
O presidente da Comissão Eleitoral declarou aberto o processo de eleição do primeiro vice-presidente, às 8h58. Chamou os candidatos para que se apresentassem ao plenário. As cédulas foram entregues. E na sequência o plenário assistiu a palestra do rev. Anselmo Ernesto Graff, professor de Área Prática Missiologia. O tema foi "Missão da Igreja e Evangelização - Um olhar para Lutero".

Edição: Tatiana Sodré - Mtb: 8768 - Comunicação IELB
IELB NOTÍCIAS ESPECIAL - 60ª CONVENÇÃO NACIONAL

22/04/2010:
9h20 - Palestra Rev. Anselmo Graff:
Missão da Igreja e Evangelização - Um olhar para Lutero foi o tema da palestra do professor Area Prática Missiologia, rev. Anselmo Graff. O palestrante fez uma recuperação histórica dos pensamentos de Lutero e também utilizou várias passagens bíblicas. Uma das citações foi o Salmo 117.1 e com base nele o professor afirmou que "o foco da missão não deverá ser primeiramente dirigida a mudar, mas sim formar uma comunhão de ouvintes do evangelho". Anselmo também citou o destaque dado por Lutero a missão do profeta Isaías. Outro ponto abordado foi os mais de cem escritos de Lutero sobre a ascenção e seu valor missionário. O paletrante também refletiu sobre a missão do batismo.
Sobre a Missão e Ofício de Chaves, o palestrante destacou que Lutero distingue o ministério da pregação, mas não o deixa solitário. "Lutero destacou que ao povo leigo não somente é permitido testemunhar e aplicar o evangelho, mas como também perdoar os pecados". Graff disse que a maior missão de quem tem fé é propagar a sua crença e fazer com que os outros a tenham da mesma forma e intensidade. Ele destacou ainda que Lutero sempre afirmava que o ministério pastoral é para ser praticado em nossa vivência, onde estamos, na família, no trabalho, na vivência em sociedade. "Todo cristão tem o dever de proclamar a Cristo", completou.
Nas reflexões finais disse que temos um sistema teológico maravilhoso. Citou que nas aulas do curso de Teologia, na Ulbra, acontecem verdadeiras conversões e que os alunos percebem criticamente a qualidade do nosso sistema que tem como base a justificação pela fé. Falou do testemunho de um aluno que ao saber que é salvo pela fé em Jesus, chorou e não sabe como voltar a sua denominação religiosa e dizer isso. "Com Lutero também foi assim, ele foi tocado também". Anselmo disse que como luteranos expressamos conforto e clareza quando falamos da confissão dos evangelho, das boas novas centradas na justificaçao da fé, mas quando falamos de evangelização no sentido de discutir linguagem, contextualização, metodologia e programas evangelísticos, temos muitas lacunas a preencher. O palestrante convidou a novas discussões em torno disso, desprovidos de orgulho.

Edição: Tatiana Sodré - Mtb: 8768 - Comunicação IELB
IELB NOTÍCIAS ESPECIAL - 60ª CONVENÇÃO NACIONAL

22/04/2010:
10h50: Comissão de Moções:
A moção nº 1, que trata da estrutura da Diretoria Nacional, que consta no caderno verde da 60º Convenção Nacional e também no site da IELB, foi debatida no plenário. Os integrantes da Comissão apresentaram os pontos e houveram manifestações do plenário. Defesas contrárias e favoráveis foram recebidas pela comissão.
Ficou definido que a Diretoria Nacional seja composta pelo Presidente e por seis Vice-Presidentes, assim determinados:
1.1. Vice-Presidente de Ensino (atual 1º Vice-Presidente);
1.2. Vice-Presidente de Expansão Missionária (atual 2º Vice-Presidente);
1.3. Vice-Presidente de Educação Cristã
1.4. Vice-Presidente de Ação Social
1.5. Vice-Presidente de Comunicação (atual Secretário);
1.6. Vice-Presidente de Administração (atual Tesoureiro);
Os vice-presidentes de Educação Cristã e Ação Social serão eleitos na próxima Convenção Nacional. Os vice-presidentes de Ensino, Expansão Missionária e de Educação Cristã devem ser necessariamente pastores e os demais poderão ser pastores ou leigos.
Rev. Arnildo Schneider é reeleito primeiro vice-presidente
Em segundo escrutínio, o plenário decidiu que o rev. Arnildo Schneider continua como primeiro vice-presidente. O anúncio foi feito pela Comissão Eleitoral, às 11h30.

Edição: Tatiana Sodré - Mtb: 8768 - Comunicação IELB
IELB NOTÍCIAS ESPECIAL - 60ª CONVENÇÃO NACIONAL

22/04/2010:
14h - 3ª Sessão - Organizações Auxiliares:
Na abertura dos trabalhos da tarde, o presidente Paulo Moisés Nerbas informou que o pastor John Leopoldo Wentzel, formado em 1943, faleceu nessa quinta-feira (22/04). O velório acontece na congregação Emanuel, em Ijuí, RS. Após a oração, seguiram os Relatórios das Organizações Auxiliares da IELB. E o resultado da eleição do segundo vice-presidente.
LLLB:
O presidente da LLLB destacou o lema do orgão, “A alegria do SENHOR é a vossa força“ Neemias 8.10. Lembrou que é sob essa benção e orientação que trabalho pelo crescimento da IELB. Listou as metas da 3LB: Ser o braço forte da IELB; Educar para a Mordomia Cristã; Ampliar projetos de Missão e Auxílio à Formação Teológica; Elaborar Cartilha de Administração de Liga e Congregação; Informar a LLLB através do Mensageiro Luterano; Manter atualizado o Site da LLLB; Ampliar o número de Ligas Filiadas. O presidente também relatou os projetos especiais e as reuniões e ventos dos quais participou.

*Congressos Distritais ou Encontros de Leigos: 41
*Reuniões de Conselhos Distritais: 05
*Reuniões com Diretoria Nacional IELB / Conselho Diretor / Seminário: 02
*Congresso Nacional de Servas: 02
*Congresso de Leigos no Exterior (Argentina): 01
*Cultos em comemoração aniversário da LLLB e outros: 08
*Reuniões da Diretoria LLLB: 30
*Encontro Nacional de PD´s: 01
*Liga de Leigos Luteranos do Brasil: 50

LSLB:
A presidente da Liga de Servas Luteranas do Brasil – LSLB, Juliana Rosmeri Blauth Lindenmeyer, iniciou seu relato agradecendo todo o apoio recebido da Diretoria Nacional, das congregações e de todos que ajudam no trabalho da LSLB. Ela destacou que a liga completou 53 anos de trabalho com muitas bênçãos de nosso Deus. Como orgão auxiliar da IELB, dentro dos seus objetivos nesta gestão, a presidente enfatizou o desejo de “reavivar os departamentos, promover o crescimento espiritual e aumentar a capacidade de testemunhar, servir e liderar de suas participantes, dentro e fora da igreja”. Juliana disse que com as ofertas das Sacolinhas e Multiplicação de Talentos foram realizados os seguintes projetos:
*Construção de capelas: 49 pedidos de auxílio financeiros aprovados e atendidos pela Liga de Servas Luteranas do Brasil no biênio 2008-2009;
*Projeto de Bolsas de Estudo – Auxílio no valor de seis bolsas integrais em 2008 e seis bolsas integrais em 2009, favorecendo diversos estudantes no Seminário Concórdia em São Leopoldo, RS;
*Material para Escola Dominical e Missão – Envio de material missionário e didático para crianças e auxílio aos professores, folhetos para missão, Bíblias, hinários e revistas;
*Revista “Servas do Senhor” – A revista tem uma tiragem de 8.500 exemplares, com 7.800 assinaturas;
Obs: A partir da quarta edição de 2009 pelos 50 anos de edição da revista “Servas do
Senhor”, foram acrescidas mais quatro páginas à revista.
- Comissão de Crescimento Espiritual:
- Elaboração e preparo do livrete “Ligue-se na Liga” nº 11 e 12 com a colaboração de servas;
- Criação e manutenção do site da LSLB – www.lslb.org.br
JELB
O presidente da JELB, Mychael Wilson Züge, fez um relato breve das atividades do órgão. ele enfatizou o apelo para que os grupos de jovens cresçam nas congregações e recebam total apoio. "É preciso mais jovens envolvidos e propagando Cristo para Todos". O ponto alto da apresentação do relatório da JELB foi a apresentação do vídeo sobre o Congresso Nacional que ocorre em 2011, em Foz do Iguaçu. O plenário aplaudiu com entusiasmo.
Geraldo Walmir Schuler é eleito segundo vice-presiden
Schuler assumirá a segunda vice-presidência da IELB. Eleição em segundo escrutínio. Resultado anunciado às 15h10.


Edição: Tatiana Sodré - Mtb: 8768 - Comunicação IELB
IELB NOTÍCIAS ESPECIAL - 60ª CONVENÇÃO NACIONAL

22/04/2010:
15h20 - 3ª Sessão - Relatório da Diretoria Nacional:
Primeiro vice-presidente:
O primeiro vice-presidente, Arnildo Schneider relatou suas atividades durante a gestão que se encerra. "Desde a última Convenção Nacional, realizada na cidade de Guarapari, ES, em abril de 2006, tivemos a alegria e o privilégio de atuar em várias frentes de trabalho da IELB". Arnildo faou das viagens, da visitas aos pastores conselheiros distritais, desinstalações, visitas a escolas, representações,re, uniões e assembléias, simpósios, fóruns, encontros e cursos, congressos, encontros da Anel, concílios e palestras. O primeiro vice-presidente agradeceu aos membros da Diretoria Nacional da IELB pelo bom nível de diálogo e entendimento, sempre visando o bem da Igreja, mesmo quando eram discutidas opiniões divergentes; a todos os funcionários da IELB, com os quais tivemos a alegria de trabalhar e conviver. Também se disse grato a todos os pastores, irmãos e irmãs em Cristo que dirigiram os momentos devocionais semanais no Centro Administrativo da IELB; a todos os colegas pastores, professores e líderes leigos que nestes quatro anos o acolheram em seu lar por ocasião das visitas ou outras programações agendadas. Arnildoenfatizou seu agradecimento a esposa Amábile e as filhas Adriana e Ângela pelo constante apoio e carinho; e, acima de tudo, a nossa gratidão a Deus, cuja graciosa suficiência nos ampara e fortalece diariamente.
Segundo vice-presidente:

O rev. Mário Lehenbauer explicou que as Áreas de Missão e Serviço Social são as áreas de ação que estão sob a responsabilidade do 2 vice-presidente da IELB. Falou que outra atividade desenvolvida pelo é a preparação, tradução e encaminhamento de projetos para o exterior e o estabelecimento de novas parcerias para a busca de recursos (fund-raising). Mário disse que os principais parceiros para envio de projetos
continuam sendo a BMS (Brazil Mission Society) com mais de 60 projetos em andamento. Lehenbauer afirmou que sempre procurou estar próximo dos nossos missionários e das nossas atividades sociais. "Se nem sempre pude fazer o que desejava por falta de recursos, me esforcei ao máximo para estar próximo dos mesmos nos seus anseios, e diariamente coloquei diante do trono de Deus, não somente os projetos, mas especialmente as pessoas neles envolvidos", finalizou.

Secretário:

O secretário da IELB, pastor Rony Ricardo Marquardt, disse que a cada ano apresenta relatórios anuais ao Conselho Diretor, destacando
de forma específica as questões relacionadas às Áreas de Educação Cristã e Comunicação. No relatório à 60 Convenção Nacional, destacou os principais pontos de atuação nos últimos quatro anos englobando as questões relativas à secretaria e à participação em outras atividades nas quais representou a IELB e a Diretoria Nacional.

Tesoureiro:

Na primeira parte do relatório o tesoureiro explicou alguns itens e na segunda parte apresentou diversos anexos com planilhas e gráficos que melhor representam os números financeiros da igreja. Moacir Guenter disse que no momento da elaboração do relatório diversas questões estavam “em ebulição”, em especial as questões que envolvem o patrimônio da IELB, por isso optou por apresentar algumas questões posteriormente por e-mail e registrá-las no Caderno da Agenda da Convenção.

Thompson recebe agradecimento da Diretoria Nacional
O dr. Willian Thompson, diretor executivo da Brasil Mission Society (BMS) recebeu um agradecimento especial da DN pela essencial ajuda em vários aspectos e também em publicações.
Edição: Tatiana Sodré - Mtb: 8768 - Comunicação IELB
IELB NOTÍCIAS ESPECIAL - 60ª CONVENÇÃO NACIONAL

22/04/2010:
14h - 3ª Sessão - Eleição Secretário e Relatório Planejamento:
O anúncio do novo secretário da IELB, escolhido em segundo escrutínio, foi feito pela Comissão Eleitoral às 16h40. O eleito é o pastor Rubens José Ogg, da CEL Da Cruz, de São Lourenço do Sul, RS.
Estatística e Planejamento 2010-2014:
O secretário Rony Marquardt e Jairo Henrique Christ apresentaram as Estatísticas e o Planejamento 2010-2014. Rony disse que este planejamento também tem como objetivo manter a IELB ciente dos objetivos de uma Igreja Cristã, que são: pregar o Evangelho de forma clara e pura, administrar os sacramentos e ensinar a guardar todas as coisas que o Senhor da Igreja ordenou, fiéis à doutrina luterana e à nossa visão de Igreja."Temos consciência de que este planejamento estratégico não é perfeito. Por isso, também foi submetido á IELB e submetido ao Conselho Diretor", completou. Todo o conteúdo dessa apresentação pode ser encontrado na Revista do Planejamento 2010-2014, que todos receberam em suas pastas e também no site da IELB.

Edição: Tatiana Sodré - Mtb: 8768 - Comunicação IELB
IELB NOTÍCIAS ESPECIAL - 60ª CONVENÇÃO NACIONAL

22/04/2010:
20h - 4ª Sessão: Eleição do Tesoureiro, Palavra dos Visitantes, Moções:

O novo tesoureiro da IELB, escolhido em segundo escrutínio, é o contador Renato Bauermann, da CEL Cristo Redentor, de Canela, no RS. O anúncio foi às 20h15.

Visitantes saúdam plenário da Convenção Nacional
Jorge Groh, secretário de Missão da Lutheran Church Missouri Synod (LCMS) parabenizou o evento da IELB e disse que a igreja está fazendo a diferença em seu modo de atuação. Destacou a importância da ajuda as vítimas de terremotos e outros desastres naturais. Desejou êxito a nova diretoria.
Valdi Dreyer, da IELPA, saudou o lema escolhido pela convenção e disse que o da sua igreja, "Jesus é Vida para Todos", ainda é o mesmo desde a fundação. Falou sobre a evangelização das famíias e da missão de levar a salvação a todos os povos.
Já Nilo Lutero Figur, da Luttheran Hour Ministries disse se sentir querido entre os convencionais depois de 12 anos de afastamento. Enfatizou como é gratificante rever amigos, irmãos, "voltar para casa". Contou que depois de 11 anos lecionando comunicação em uma univesidade dos EUA, atualmente está na direção da Hora Luterana para América Latina. ... afirmou que busca forma conjunta de trabalho da Hora com todas asBusco forma conjunta de trabalho cm todas as igrejas para buscar pessoas que não estejam na igrejas. Encerrou falando sobre o programa Equipando Santos que pode ser integrado aos programas evangelísticos de todas as congregações.
Votação de Moções
A Comissão de Moções colocou em votação as moções 2, 3, 4, 5 e 6. A moção nº 1 foi votada a tarde.
As moções 1, 3 e 6 foram aprovadas pelo plenário.
As moções 2, 4 e 5 foram rejeitadas pelo plenário.
Informamos, novamente, que os textos completos de todas as moções estão disponíveis no site da IELB, no link Recursos. A quarta sessão encerrou ás 22h.
Edição: Tatiana Sodré - Mtb: 8768 - Comunicação IELB
IELB NOTÍCIAS ESPECIAL - 60ª CONVENÇÃO NACIONAL

23/04/2010:
8h30 - 5ª Sessão: Devocional e Palestra:
O devocional de abertura da 5ª Sessão da 60ª Convençâo Nacional da IELB, foi conduzido pelo Rev. Paulo Proske Weirich, professor de Área Prática Homilética. A mensagem escolhida foi baseada em Mateus 10.5 - "A salvação será conhecida por todos...procurem as ovelhas perdidas". Weirich utilizou também a leitura bíblica de Jonas 4.2. Contou que soube de uma igreja, em Belo Horizonte, chamada Igreja Evangélica da 100ª Ovelha e citou outras com nomes peculiares. Relatou que o escritor chamado Sinfrônio Jardim Neto, realizou pesquisa que aponta que entre 30 a 40 milhões de pessoas foram algum dia a igrejas evengélicas e nunca mais retornam, 10% de pessoas desviadas das igrejas não retornaram a nenhuma igreja.
A pesquisa ainda aponta que entre 60 a 70% destas pessoas nunca receberam nenhuma visita do líder quando resolveram se afastar da congregação e a maioria destas pessoas se encontram em hospícios ou presídios, segundo o escritor. O autor ainda relata que o maior motivo do afastamento é a decepção com as lideranças da igreja. O rev. lembrou que a missão que o Pai deu ao Filho foi procurar as ovelhas perdidas. "Nossa igreja tem história, tradição e sabe que o perdido está dentro da igreja e só assim o outro perdido saberá que exister amor pelo perdido", disse Weirich. Ele ainda afirmou que deseja crer que as pessoas da nossa igreja e ele próprio estejam sempre dispostos, prontos e supresos ao dizer que é verdade que Cristo me amou a ponto de morrer por mim. "Somos a igreja que tem essa missão procurar as ovelhas perdidas. Jesus disse: "procurai as ovelhas perdidas em meu nome" , destacou o rev.

Rev. Gerson Luís Linden fala sobre a busca dos afastados
O palestrante iniciou dizendo que se não declararmos o imposto de renda, o fisco nos encontra, não nos deixa fugir e questionou porque na igreja não é assim, não existe essa persistência na busca dos afastados. Alertou sobre os motivos que levam as pessoas a se afastarem das igrejas e que esses são os mais variados. "O afastado nem sempre é daquele que perdeu a fé, ou se tornou descrente", afirmou. Utilizando o texto de Hebreus 10.25 discorreu sobre o afastamento da igreja e suas consequências. Linden afirmou que temos que ter ações concretas na busca dos afastados
Durante a palestra o rev. Linden solicitou ao plenário a leitura conjunta de Mateus 9.35-38. Logo após falou sobre o Capítulo 15 de Lucas onde constam a Parábola da Ovelha Perdida, da Moeda Perdida e do Filho Pródigo. Nesses três textos ele destacou que resgatar os perdidos tem seu preço e não é tarefa fácil. "Buscar os perdidos não tem o mesmo charme de construir um novo templo, de pregar em um culto lotado. Buscar a ovelha perdida é um fardo, mas Cristo o carregou" , completou. Também foi realizada a leitura conjunta de Mateus 18. O palestrante disse que essa leitura normalmente é usada como paradigma.
Linden destacou a dignidade alheia do ser humano, com ênfase aos três artigos do Credo. Relatou trechos de um livro que está lendo intitulado "Eles gostam de Jesus, mas não da Igreja". Chamou alguns convidados para depoimentos sobre seu trabalho de integração nas suas congregações. Foram relatos de visitas, encontros, informalidade nas visitas, estabelecimento de vínculos de amizade, visitas às famílias nas datas do aniversário, folhetos criados para os afastados. O palestrante concluiu dizendo que é preciso atitudes em relação aos afastados, para que esse resgate tenha êxito.
Comunicado: Peço desculpas pelos erros cometidos na Edição nº 11 do IELB Notícias, enviado no final dos trabalhos de ontem, e também nos outros informativos. Alguns foram falhas na digitação e outros devido a demora para salvar e transferir arquivos e fotos. Desde já agradeço a solidariedade de todos no entendimento dessas dificuldades.
Edição: Tatiana Sodré - Mtb: 8768 - Comunicação IELB
IELB NOTÍCIAS ESPECIAL - 60ª CONVENÇÃO NACIONAL

23/04/2010:
10h45 - 5ª Sessão: Visitante, ULBRA e Aprovação de Atas:
IELA faz saudação aos participantes da 60ª Convenção Nacional
Manoel Frank, representante do presidente da IELA, trouxe uma carta do líder da igreja desejando êxito e bençãos à Convenção Nacional da IELB. Em sua saudação ao plenário. Frank lembrou que "nunca estamos sozinhos, pois temos Cristo que nos ampara e está sempre conosco".
Reitor da ULBRA apresenta relatório sobre a reestruturação da universidade
O reitor Marcos Ziemer cumprimentou a Diretoria Nacional, agradeceu o espaço na 60ª Convenção Nacional e saudou a eleição do rev. Egon Kopereck para presidência da IELB. Ziemer relatou as mudanças em um ano de Nova ULBRA e as primeiras ações após a posse da nova Reitoria. Disse que foram realizadas reuniões de apresentação do grupo e do Comitê Gestor de Crise aos professores e funcionários. "Auditórios lotados puderam ouvir um relato da situação financeira da Universidade e conhecer a proposta de trabalho adotada", contou.
Segundo Ziemer a Reitoria expôs com transparência a situação também aos dirigentes da Justiça Federal, Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, Advocacia Geral da União, Ministério da Educação, Ministério Público, Ministério do Trabalho, Senado, Câmara de Deputados, Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Governos Estaduais, Assembléias Legislativas, sindicatos e entidades de classe. "Nova ULBRA significa a mudança de Reitoria e uma nova forma de administrar", definiu Ziemer. A mudança definitiva culminou na contratação da KPMG Corporate, uma empresa de consultoria reconhecida pelo mercado, que veio para fazer um diagnóstico da situação e colaborar na busca de alternativas viáveis e legais para a solução do problema. A nova Reitoria instituiu a profissionalização da gestão da Universidade iniciando com o trabalho de apoio do Comitê Gestor de Crise à Reitoria, em 2009. Medidas administrativas, como a criação do Comitê de Caixa, foram fundamentais para organizar a rotina financeira.

Ziemer contou que o Plano de Reestruturação da ULBRA, conforme planejamento elaborado em parceria com a consultoria KPMG Corporate, ainda é confidencial. "O estudo foi uma exigência das entidades governamentais envolvidas na situação de crise da Instituição para encaminhar uma solução". Em sua essência, o relatório aponta para o reposicionamento competitivo das unidades de ensino, indica formas de consolidação das projeções financeiras, e dispõe de alternativas para financiamento do Plano de Reestruturação. As dívidas do passado a Reitoria está discutindo separadamente com o Governo Federal. Após apresentar números e dados estatísticos o reitor afirmou que o problema da ULBRA não é acadêmico e sim financeiro. Concluiu dizendo que "o pior não passou, o pior começa agora" quando a reestruturação financeira começa de fato. Agradeceu o apoio da IELB e pediu que todos continuem orando pela recuperação da universidade.



Comissão eleitoral:

Anunciada a nova composição do Conselho Fiscal da IELB. Foram eleitos os seguintes membros:
*Rev. Donato Pfwck
*Engenheiro: Paulo Oscar Christ
*Contadora: Karin Melita Wide Schwartzhaupt
*Advogada: Alessandra Lehenbauer Thomé
*Leigos: Alcion Sponholz e Sérgio Lankwinki Júnior

Atas da 60ª Convenção Nacional:

O secretário Rony Marquardt fez a leitura das Atas da Sessão de Abertura, 1ª, 2ª e 3ª Sessões que foram aprovadas pelo plenário.

Encerramento:

O Rev. Paulo Proske Weirich conduziu a oração de encerramento. Foi incluído o 1º vice-presidente da IECLB, Homero Pinto, que faleceu na madrugada dessa sexta-feira, em Porto Alegre e será sepultado no Cemitério de Taquara, no RS. Também foram lembrados todos os que aniversariam nessa semana da convenção.

Edição: Tatiana Sodré - Mtb: 8768 - Comunicação IELB

IELB NOTÍCIAS ESPECIAL - 60ª CONVENÇÃO NACIONAL

24/04/2010:
8h30 - 6ª Sessão: Devocional, Eleição CD e Palestras:
A devoção da abertura dos trabalhos desse sábado foi conduzida pelo Rev. Raul Blum, professor da Área Prática Música e Litúrgica. A mensagem foi baseada em Atos 1.8 - "A salvação será conhecida por todos...vocês são minhas testemunhas". O Hino escolhido foi o 331 - "Ainda há lugar". O rev. lembrou que todos somos testemunhas de Jesus até os confins da terra e ainda bem que somos patrocinados pelo Espírito Santo pois não estaríamos à altura dessa missão. "Precisamos ser testemunhas pois Jesus vai restaurar o seu Reino", afirmou. Blum disse que Jesus quer que suas testemunhas alcancem todos os povos e não fiquem restritas a um povo só. "Nossa tarefa começa em nossa congregação, buscando as ovelhas perdidas". O rev. ainda destacou a importância das visitas pastorais, da promoção do encontro entre membros que por suas vaidades podem se desentender e ao ouvir a Palavra retomam seu convívio, a visita aos doentes que precisam fortalecer sua fé. "Nossa tarefa se estende a todos que estão diante de nós e que não receberam a Palavra", concluiu.
Eleito presidente do Conselho Diretor
O rev. Mário Rost foi eleito, na noite de sexta-feira, presidente do Conselho Diretor da IELB. O anúncio ocorreu na manhã desse sábado. A Comissão Eleitoral divulgará, ao longo do dia, o restante da nova composição do CD.
Palestras
As palestras da 6ª sessão abordaram o tema "Missão da Igreja e Evangelização - Aproveitando oportunidades". Nesse contexto foram apresentados os relatos da atuação nas escolas, hospitais, entidades sociais e missão trancultural. Abaixo o resumo do que foi apresentado:
Escolas - Rev. Luiz Alberto Silveira dos Santos
O palestrante disse que quando Nosso Senhor Jesus Cristo deu à sua igreja a missão de pregar o evangelho a todas as nações é bem possível que os discípulos não tenham percebido a dimensão dessa tarefa e suas implicações. "Hoje nós enfrentamos várias dificuldades em transmitir o evangelho, contudo há espaço para nossa igreja. Acredito que a dificuldade maior é a falta de pessoas com quem repartir o evangelho Se opastor não tem gente para ensinar e para quem pregar pregar, do que adianta a sã doutrina? Em outras palavras, de que adianta um bom médico se não há pacientes?", afirmou o rev. Luiz Alberto. Ele falou que grande carência missionária no mundo atual é encontrar um meio em que tenhamos acesso às pessoas e, de preferência, que as pessoas venham a nós inclinadas a ouvir-nos de boa vontade".
Diante disto, segundo o palestrante, temos bem justificada e mais do que acertada a iniciativa de muitas congregações luteranas de manterem em seu meio uma escola. "Uma escola com 450 alunos, por exemplo, tem um número aproximado de 1.500 pessoas dispostas a ouvir a mensagem da Palavra de Deus, semanalmente", disse. O rev. lembrou também que a implantação de uma escola cristã luterana serve também ao objetivo de ser a melhor opção para a instrução de seus próprios membros. "Nas escolas podem surgir grandes lideranças pastorais e leigas". O palestrante concluiu dizendo que o trabalho em instituição de ensino faz parte do DNA do luteranismo mundial. "O Reformados era professor e deu todo o incentivo possível ao acesso das crianças a uma instituição de ensino cristão. Temos que buscar outras pessoas para as nossas escolas e não apenas ter escolas para os filhos de luteranos, essa é uma forma de propagar nossa missão evangelizadora", finalizou.
Hospitais - Rev. Elbert David Jagnow
O rev. lembrou que nos hospitais encontramos pessoas fragilizadas como se fossem "um barco fora da água" e eles precisam de atenção, carinho, do amor divino e precisam expressar seus sentimos, suas emoções. "São pessoas que muitas vezes dependem totalmente dos outros para tarefas básicas como a higiene pessoal, por exemplo e em alguns casos não há quem faça isso, por uma série de motivos". Disse que a missão não é curar, mas ouvir, confortar e ajudar a carregar o fardo que os atinge naquele momento. "Muitas vezes são pessoas que não cuidaram de sua vida espiritual no passado e agora, quando sofrem, acham que Deus não atende seus pedidos e os castiga".
Segundo o palestrante o enfermo precisa muito da atenção espiritual correta, pois no hospital ficam a mercê de outras denominações religiosas que muitas vezes os deixam espiritualmente piores do que já se encontram. "Se nós não o fizermos, outros farão e nem sempre da melhor forma". Nosso dever é nos interessarmos por essas pessoas não importando o que ela foi no passado e o que ela fez". Lembrou as palavras de ânimo e incentivo encontradas na parábola do Bom Samaritano (Lc 10.25 -37). "Nessa parábola somos fortemente interpelados a ficarmos próximos dos que sofrem, mediante o respeito, a compreensão, a aceitação a ternura, a compaixão e a gratidão". Concluiu que o serviço de capelania hospitalar é um ato de amor, respeito, fé e cuidado com nossos irmãos. "Devemos mostrar aos enfermos, aos pacientes terminais que o Pai não deixou de amá-los e não os abandonou, jamais".
Entidades Sociais - Rev. José Daniel Steimetz
O palestrante disse ao plenário que a missão da igreja e evangelização têm grande oportunidades no trabalho de/em Entidades Sociais. "Cada vez mais, estamos dando conta disso, mas avançarmos, aprimeiria coisa que precisamos é crescer no entendimento de que a Diaconia, a Açãoo Social é parte inerente a vida da igreja. é resultado óbvio da fé". O rev. informou que precisamos estar atentos as oportunidades missionárias junto às entidades sociais que atendem um público estimado, por baixo, em 95% de não luteranos. "O trabalho social em entidades é oportunidade absolutamente missonária". Citou o exemplo da comunidade da Cruz, onde trabalha, que tem ligação com três instituições a AELCA, ALN e Maria Tereza. "São 600 crianças diretamente atendidas, tirando 100, por ausência, outras 100 por serem bebês e ainda temos 400 crianças não luteranas que ouvem semanalmente a respeito do amor de Deus". O rev. Steimetz afirmou que, por diversos motivos, poucos virão a ser lutreranos. "Mas 100% não virão se não formos ao seu encontro e aproveitarmos essas oportunidades", garantiu.
Nas entidades essas pessoas se aproximam de nós para participar de cultos, receberem o Santo Batismo, conhecer as Boas Novas, usufruir da Santa Ceia, ter o ensino em forma de catequese/doutrina para os filhos, aconselhamentos, atendimentos sociais, grupo de funcionários, Parceiros Voluntários, Conselheiros. "Ficamos certos de que a Palavra não volta vazia, temos aí, oportunidade missionária inestimável". Concluiu dizendo que Jesus e o seu servir a cada um de nós com sua própria vida nos chama a imitá-lo, no trato com os demias a fim de obtermos bom testemunho dos de fora ao verem que nossas ações são pautadas pelo amor. O rev. convidou todas a abrirem seus braços, como fez Cristo, para acolher aos mais necessitados.
Missão Transcultural - Rev. Carlos Walter Winterle
O rev. Carlos Walter Winterle que atua na Congregação Luterana Internacional em Nairóbi, Quênia, disse que "a salvação será conhecida por todos" (Salmo 67.2) é uma realidade bem visível em seu lugar de atuação. Contou que ao sair do Brasil achou que estava indo "para os confins do mundo" (Atos 1.8), mas foi parar numa das encruzilhadas do mundo. "É impressionante a variedade de culturas, nações, tribos, raças, línguas (Apocalipse 7.9) que participam ou que já passaram pela nossa igreja". Winterle afirmou que vê a oportunidade de ministrar o Evangelho no meio de tal diversidade como um permanente Pentecostes, "Estavam habitando em Jerusalém (Nairóbi)....pessoas...vindas de todas as nações debaixo do céu(Atos 2.5). E estas pessoas, depois de ouvirem o Evangelho de Jesus, voltaram à sua terra levando consigo esta mensagem salvadora e o Evangelho foi espalhado por todo o mundo".
O palestrante contou como aproveita as oportunidades em Nairóbi. "Os visitantes são convidados a se apresentarem no final do culto, coletamos os e-mails e continuamos o contato enviando o Boletim Mensal da Missão e o Blog com o relatório das atividades e os desafios que temos na área de missão e na área social". Relatou as tribulações provocadas pela guerra civil provocada pelo diversidade tribal no Quênia, com episódios de violência extremada e muitas mortes. Winterle também falou das necessidades na área social, especialmente com os orfãos e soropositivos. "Nossa igreja cuida dessas pessoas sem distinção de religião, tribo ou origem racial. Aí está o grande gancho missionário nas congregações dos subúrbios da capital". Concluiu dizendo que "a salvação será conhecida por todos" e Cristo para Todos, também no Quênia. Na saudação final o rev. Winterle informou que renovou o comissionamento e seguirá a missão em Nairóbi. Também agradeceu todas as mensagens de carinho e apoio recebidas pela ocasião do falecimento de seu neto, em 2009.
Edição: Tatiana Sodré - Mtb: 8768 - Comunicação IELB
IELB NOTÍCIAS ESPECIAL - 60ª CONVENÇÃO NACIONAL

24/04/2010:
13h30 - 7ª Sessão: Moções, Relatórios, Eleição Comissão de Colóquio e Conselho de Ética:
Ainda durante a 6ª sessão o plenário aprovou as moções de nº 8, 9, 11, 12 e 13. A moções nº 7 e 10 foram rejeitadas. O assunto da moção 10 será encaminhado para a CTRE. Na 7º sessão foram votadas as moções restantes. As moções 14, 18 e 22 foram aprovadas. As moções 16 e 17, 19 e 23 foram rejeitadas. A moção nº 15 foi rejeitada e o assunto será encaminhado a Comissão de Planejamento e a decisão será do Conselho Diretor. A moção 18 foi aprovada, sendo que o texto final deverá ser aprovado em Convenção Nacional. A moção 20 teve o parecer rejeitado e a moção foi aprovada com o propomos 2 e 4, rejeitando-se os demais. A moção 21 foi rejeitada e aprovadas sugestões para a continuidade do protocolo. A moção 22 foi aprovada, acrescentando-se cultos regionais e que essas festividades constem do Planejamento IELB 2015-2018.
A votação das moções terminou às 17h35. Os integrantes da Comissão de Moções receberam uma homenagem da Diretoria Nacional pelo trabalho desenvolvido até a realização da 60ª Convenção Nacional.
Atenção: tornamos a lembrar que a íntegra das moções encontram-se disponíveis no site da IELB, no link Recursos.
Relatórios:
Seminário Concórdia
O rev. Gerson Luís Linden informou ao plenário como ocorre, atualmente, o ingresso dos alunos ao Seminário Concórdia. Destacou que o processo é rigoroso e que precisa ser cada vez mais, pois é a forma de garantir a qualidade dos pastores formados. Ressaltou o convênio com a Ulbra que já completa 16 anos para Bacharelado e Especialização em Teologia. Hoje o candidato ao ingresso no seminário passa por um ano de estudo preparatório em casa, com auxílio de um pastor. Após o ingresso terá seis anos de estudos no seminário, três anos e meio para concluir o bacharelado em Teologia na Ulbra e mais um ano de estágio. Como escola oficial da IELB, o Seminário Concórdia já formou mais de 800 pastores que têm atuado em cerca de 1900 congregações e pontos de missão no Brasil e no exterior (Paraguai, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Alemanha, Venezuela, Bélgica, Canadá, Portugal, Guatemala, Quênia, Panamá e República Dominicana).
CTRE:
A presidente da CTRE informou os três documentos a serem votados na 60ª Convenção Nacional. O tema do primeiro parecer da CTRE 01/2010 é sobre MAÇONARIA E IGREJA CRISTÃ. O plenário aprovou o parecer. O parecer 02/2010 que trata das IMPLICAÇÕES ÉTICAS NO USO DE CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS foi aprovado pelo plenário.
Já o parecer 03/2010 que fala sobre o ESTUDO COMPARATIVO ENTRE TRADUÇÕES - Profecias Messiânicas. Soteriologia, Cristologia, Meios da Graça e outros textos, permanecerá em estudo por isso não tem parecer final, deverá continuar em trabalho na IELB para maior reflexão.

Comissão de Colóquio: Foram eleitos para Comissão de Colóquio o pastor Oscar Martinho Zimmermann e a leiga Ursula Ana Neumann.
Conselho de Ética: Foram eleitos para o Conselho de Ética o pastor Breno Claudio Thomé e o leigo Paulo Roberto Timóteo dos Santos.
Observações: As atas das sessões 4º, 5º e 6º foram aprovadas.

Edição: Tatiana Sodré - Mtb: 8768 - Comunicação IELB
IELB NOTÍCIAS ESPECIAL - 60ª CONVENÇÃO NACIONAL

24/04/2010:
8ª sessão:
20h: Mensagem de Willian Thompson e Relatórios:
O dr. Willian Thompson, diretor executivo da Brasil Mission Society (BMS), saudou o plenário e disse do amor que sente por todos da IELB. Também destacou o orgulho que sente em trabalhar com a Diretoria Nacional e afirmou que "tem um coração brasileiro". Thompson disse que nosso trabalho é compartilhar com todos que Jesus nos ama mais que tudo, nos ama para sempre", finalizou.
Relatórios:
PEM:
O pastor Adilson Schunke, coordenador nacional do PEM pediu que os pastores aproveitassem a temática do idoso para desenvolver atividades em suas congregações. Tenho participado de encontros com idosos e é gratificante ver a satisfação deles ao receberem nossa atenção". Recomendou o livro Idosos Felizes para todos que trabalham com pessoas da melhor idade possam ter base para sua atuação. Lembrou do conteúdo do Caderno do PEM onde se encontram orientações para todos os grupos da igreja. Recomendou outros livros que podem ser utilizados pelo leigos e por pastores. Destacou o ponto três do Planejamento IELB, que trata sobre os grupos de estudos bíblicos em todas as paráquias. Também enfatizou os pontos qutro e cinco do planejamento que tratam, respectivamente,dos cursos de formação de lideranças em todos os distritos e a escolha do mês de novembro como o mês da oferta. O pastor disse que o número de grupos de estudos está diminuindo e precisamos reverter isso. Pediu que todos que recebem o informativo Oração da Semana, incluam os colegas que necessitam de oraçºao para si ou para familiares. "Esse gesto faz muita diferença na vida de quem atravessa um momento difícil". Informou os números atualizados do programa Aquecendo Corações. Agradeceu o apoio recebido da DN, por todo o auxílio e aprendizado. |Espero que nos próximos quatro anos a igreja toda ajude o PEM a crescer e cumprir seus objetivos.
Editora Concórdia:
O pastor Nilo Wachhholz, editor chefe da Editora Concórdia disse que a editora é um braço da IELB, esta aí para servir a igreja na missão de levar Cristo para Todos. Destacou a equipe de trabalho da Concórdia, composta por 15 pessoas. "Às vezes nos sentimos pequenos para as grande tarefas que a IELB nos apresenta, mas at+e hoje consseguimos superar os desafio. Destacou a revista Boas Novas que pode ser utilizada nas congregações, basta socilitar. Falou dos últimos lançamentos da editora. Informou que haverá mudanças na revista Mensageiro Luterano e listou as obras em andamento. Agradeceu o apoio da DN, a equipe de trabalho da Editora e de todas as manifestações de carinho e apoio ao trabalho da Concórdia.
Hora Luterana:
O diretor executivo da Hora Luterana, Paulo Roberto Warth, apresentou o relat+orio das atividades realizadas. Este é o relatório das atividades da Hora Luterana realizadas durante o ano fiscal iniciado no dia 1º de junho de 2008 e encerrado no dia 31 de maio de 2009. No site da IELB, no link Recursos, consta o relatório completo da Hora. Encerrou dizendo que mais uma vez o trabalho da Hora Luterana foi muito abençoado. " Cada dia pudemos sentir a mão poderosa de Deus agindo e orientando todas as pessoas envolvidas direta e indiretamente nesta missão. Precisamos da colaboração de cristãos de todas as partes para que esta obra continue anunciando a todos que Jesus é o único caminho que conduz à vida eterna".
Agradeceu à IELB e sua equipe diretiva, pelo apoio, em especial de seu presidente, Rev. Paulo M. Nerbas." Também o nosso agradecimento muito especial à Lutheran Hour Ministries, nossa mantenedora maior nestes 62 anos, nas pessoas do conselheiro de área, Rev. Nilo Lutero Figur e Diretores Internacionais, Dr. Walt Winters e Andrew Fitzgerald". Finalizou com um pedido especial. "Você, nosso querido colaborador e doador, obrigado pelo apoio que nos tem dado até agora. E não deixe de orar, divulgar e ofertar sempre para Hora Luterana. Precisamos de sua ajuda para continuarmos anunciando que Jesus Cristo é nosso salvador pessoal".
ANEL:
O tesoureiro da ANEL, Nelci Naor Senger, representando o presidente do Conselho Diretivo, Martim Heimann, fez um breve relatório da entidade. Segundo ele a Associação Nacional de Escolas Luteranas – ANEL – tem promovido, ao longo dos anos, vários eventos e oportunidades que orientem os profissionais da educação que atuam nas escolas associadas a, cada vez melhor, utilizarem recursos que possibilitem a melhoria do ensino em suas unidades de atuação. Em sua atuação como Rede Luterana de Educação, a ANEL tem trabalhado para conferir benefícios aos profissionais das escolas, oferecendo cursos, treinamentos e eventos com certificação válida para seu currículo profissional e também para conferir benefícios às associadas através de convênios e parcerias com fornecedores para a oferta de produtos e serviços de qualidade a preços competitivos. O VII Encontro Nacional das Escolas Luteranas da IELB realizado no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu, de 17 a 20 de abril de 2010. A temática girou em torno da preservação do meio ambiente, motivada pelo amor às maravilhas da criação divina e pelo reconhecimento do ser humano como o administrador responsável dessa criação. Foram 287 participantes. Informou que entre os dias 24 e 26 de agosto, em Curitiba, PR, será realizado o 11º. Encontro Nacional de Diretores e Representantes das Mantenedoras das Escolas da ANEL. A programação dará continuidade à capacitação de diretores e mantenedores que a ANEL vem desenvolvendo e seu conteúdo será divulgado às escolas em breve.
AESI:
O pastor Nelson Kissler, presidente AESI, iniciou sua participação dizendo que |a nossa IELB tem demonstrado crescimento na sua atuação social. Preocupando-se em cuidar do ser humano de forma integral, fortalecendo a sua visão de ser uma igreja confessional que vai ao encontro das necessidades das pessoas". Contudo destacou que há muito ainda o que fazer, pois as necessidades humanas são constantes e crescentes em nossa
sociedade, essas pessoas necessitam da Palavra e de nosso amor. "Jesus era sempre sensível às necessidades das pessoas que o rodeavam. Nós como discípulos de Jesus devemos imitá-lo nesse envolvimento em relação aos problemas sociais de nossos dias. É preciso que reavaliemos nossas atitudes frente aos problemas sociais", destacou. Devemos refletir sobre Que igreja somos? Como somos conhecidos? Como a sociedade vê a nossa igreja? Ela se envolve na sociedade especialmente praticando o amor de Cristo - no próximo, no semelhante? Se o luterano desaparecer do planeta alguém sentirá sua falta?, questionou o pastor Kissler. Finalizou afirmando que sonhamos com uma IELB atuante, influente lá onde ela está, uma IELB que cumpre a função de Atalaia do Evangelho e um exemplo vital de amor cristão, realizando sua missão divina de servir em nome de Cristo. "Visamos servir ao Senhor, bem como atingir a meta planejada para 2010 - que cada congregação desenvolva uma ação, um programa social - a AESI quer auxiliar a IELB para que a meta proposta seja atingida".

Edição: Tatiana Sodré - Mtb: 8768 - Comunicação IELB
IELB NOTÍCIAS ESPECIAL - 60ª CONVENÇÃO NACIONAL

Conselho Diretor eleito em 23/04/2010:
Presidente: Rev. Mário Rost
Vice: Rev. Nivaldo Schneider
Secretário: Rev. Heldo Bredow
Vice-secretário: Valdir Klemann
Área de Formação e Recursos Humanos:
*pastor: Elmar Regauer
*pastor: Edgar Lemke
*leigo: Frederico da Silva Reis
*leigo: Valdir A. von Muhlen
Área de Missão:
*pastor: Walter A. Baminger
*pastor: Leonério Faller
*leigo: Carlos A. Bobsin
*leigo: Noemi Strelow Reis
Área de Ação Social:
*pastor: Arnildo Arthur Figur
*pastor: Tealmo Klippel Percheron
*leigo: Ligia M. Albrecht
*leigo: Valdir Becker
Área de Educação Cristã:
*pastor: Reinaldo M. Ludke
*pastor: Ismar Lambrecht Pinz
*leigo: Elaiane Sabka
*leigo: Marcos Júnior Gude
Área de Comunicação:
*pastor: Lucas André Albrecht
*pastor: Cezar Squiavo Schuquel
*leigo: Lotário Hein
*leigo: Aline Gehm Koller Albrecht
Área de Finanças:
*pastor: Waldir Leo Sabka
*pastor: Breno Claudio Thomé
*leigo: Alcion Sponholz
*leigo: Matias Carlos Auel
Comissão de Moções:
*pastor: Walter D. de Oliveira
*pastor: Ailton José Muller
*pastor: Joel Muller
*leigos: Paulo Roberto Langwinski
*leigos: Osmar Arno Hubner
*leigos: Margarida Luzia Husch Iurk
Comissão de Planejamento:
*pastor: Adalmir Wachholz
*leigo: Jairo Henrique Christ

Edição: Tatiana Sodré - Mtb: 8768 - Comunicação IELB
IELB NOTÍCIAS ESPECIAL - 60ª CONVENÇÃO NACIONAL

25/04/2010: 9ª sessão - Homenagens:
Na abertura da 9ª e última sessão da 60ª Convenção Nacional da IELB o Hino escolhido foi o 141(HL). O Rev. Carlos Walter Winterle conduziu a oração. O presidente Paulo Moisés Nerbas chamou ao palco o rev. Hans Horsch, um dos convidados especiais da convenção para saudar o plenário. Hans lembrou da grande responsabilidade que a nova diretoria assume e o quanto essa missão é importante. Ao final, emocionado, disse que levará carinhosas lembranças dessa convivência em Foz do Iguaçu.
Obreiros Triunfantes:
O secretário Rony leu o nomes dos Obreiros Triunfantes que foram representados por seus familiares. O presidente Paulo Mois+es Nerbas conduziu a oração de agradecimento. Os homenageados foram:
Pastores:
Theodoro Wille
Egom Muller
Winfredo Gustavo Becker
Milton Ernesto Klagenberg
Alfons Krick
Otto Roberto Lanz
Anselmo Schuler
Ari Lange
Ricardo Schadt
Elmer Reimnitz
Ervin Rieger
Leonildo Krey
Walter Paul Rennecke
Ronaldo Sérgio Holdorf
Waldemar Pedro Eler
Armindo Grams
Oscar Kanitz
John Leopoldo Wentzel
Professores Sinodais:
Darci Bauer
Carlos Furstenau
Francisco Glienke
Obreiros Jubilares:
Foram homenageados os Obreiros Jubilares com 25, 40, 50 e 60 anos de formatura. Todos receberam o diploma, uma lembrança especial da Comissão da Eventos da 60ª Convenção Nacional da IELB e o livro Crônicas da Igreja Evangélica Luterana.
Observações: Foi informado que o Culto dos 106 anos da IELB será na Universidade de Passo Fundo, no dia 20 de junho, às 9h.
Edição: Tatiana Sodré - Mtb: 8768 - Comunicação IELB
IELB NOTÍCIAS ESPECIAL - 60ª CONVENÇÃO NACIONAL

25/04/2010: 9ª sessão
10h - Culto de Encerramento:
O culto de encerramento da 60ª Convenção Nacional da IELB iniciou com o a música "Vem Senhor Jesus, corações mover", cantada pelo coro dos Convencionais, com regência do Rev. Paulo César Fernandes Brum, Comissão de Culto da IELB.
O Rev. Lucas André Albrecht, CEL São Paulo de Canoas. RS, procedeu a leitura da Leitura da Epístola Romanos 10.11-17 e depois convidou a cantar o hino "Seja Deus Gracioso". Em seguida a leitura do Evangelho Marcos 16.9-16 e a oração do Credo Apostólico. O Coro dos Convencionais cantou “Preenche o meu ser”.
Pregação:
O presidente eleito da IELB, rev. Egon Kopereck em sua pregação destacou a mensagem escolhida para a 60ª Convenção Nacional da IELB, Marcos 16.15 : “A salvação será conhecida por todos...vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas”. Lembrou que todos que pedirem a ajuda de Deus, serão salvos, mas como vão pedir se não crêem? ou não ouvem? e se não forem enviados mensageiros?. O rev. disse que essas palavras ecoam cada vez mais fortes em nossos corações...."Vão por todo o mundo...". Kopereck afirmou que nunca essas palavras foram tão atuais, tão verdadeiras nesse mundo em que vivemos, diante de todas as possibilidades de comunicação que hoje existem." Se nessa era moderna Deus nos desafia a irmos a todo mundo, devemos aproveitar esses meios para levarmos a maior e melhor mensagem que esse mundo precisa ouvir". Contou que um famoso cientista espacial disse que "o mundo parece um auditório acentado no quintal da nossa casa e acrescentou, o que vamos dizer a esse auditório?". Segundo o rev. talvez ele não soubesse bem o que dizer, mas nós sabemos, porque conhecemos e cremos na mensagem que pode transformar esse mundo salvar esse mundo. "Nós conhecemos a verdade que liberta, por isso vão por todo o mundo e anunciem o evangelho a todas as pessoas, porque vocês foram tirados das trevas para sua maravilhosa luz, são povo santo, propriedade exclusiva de Deus para anunciar essa mensagem em todo a parte" .
O rev. disse que levar o Evangelho significa levar a Palavra atodos os cantos e recantos do nosso Brasil e também cruzar fronteiras sem nos esquecermos que essa mensagem deve começar em Jerusalém, ou seja em casa conforme diz o texto de Lucas 24 - 47. Kopereck convidou todos a levarem a mensagem começando por suas próprias casas. Pediu aos convencionais que levem as mensagens edificantes ouvidas na 60ª Convenção Nacional e que esuqeçam os pontos que talvez não tenham sido tão positivos. "Falemos apenas do amor de Deus que aqui foi destacado e do no grande desejo que sua mensagem seja levada a todas as, que estejamos prontos a buscar os que estão afastados, estejamos prontos a repartir, contagiar, transmitir vida, luz e esperança a quem não conhece o Salvador Jesus. "Desejo que os belos momentos vividos aqui nos acompanhem no retorno e que cheios do amor de Deus possamos de fato ser os embaixadores do nosso Rei, o bom perfume de Cristo nesse mundo. Enquanto aqui permanecermos mºaos ao trabalho por Cristo, pois ele nos acompanha em todos os momentos", concluiu.
Instalação da nova Diretoria Nacional:
O presidente da IELB, rev. Paulo Moisés Nerbas, procedeu a instalação dos novos membros da DN e o assessor da Área de Ação Social. Em sua mensagem lembrou da importância da missão que ora assumem, do compromisso com o povo de Deus e com a doutrina luterana. "Busquem na Palavra de Deus a orientação do dia-a-dia." Nerbas agradeceu a diretoria que se despede, os conselheiros e integrantes de comissões.
Encerramento:

O rev. Egon kopereck agradeceu o apoio da família em toda sua vida pastoral e todos que o incentivaram nessa caminhada até o dia de hoje. Os integrantes da DN que se despedem foram homenageados pela Comissão de Eventos. Após a benção, foi cantando o hino “Ergue-se o estandarte” [HL 327].

Liturgistas:
Rev. Celso Wottrich, CEL Cristo Redentor de Foz do Iguaçu, PR
Rev.. Paulo César Fernandes Brum, Comissão de Culto da IELB
Rev.. Lucas André Albrecht, CEL São Paulo de Canoas. RS
Rev. Paulo Moisés Nerbas, presidente da IELB
Pregador: Rev. Egon Kopereck, presidente eleito da IELB
Música: Rev.. Lucas André Albrecht e Rev. Raul Blum
Coro dos Convencionais: Rev. Paulo César Fernandes Brum e Rev. Raul Blum

Edição: Tatiana Sodré - Mtb: 8768 - Comunicação IELB

Resultado Eleições Convenção Nacional e Conselho Diretor

Segue listagem de todos os eleitos para os cargos e comissões da IELB, durante os trabalhos da 60ª Convenção Nacional, em Foz do Iguaçu, Paraná. Informamos ainda que, a nova diretoria tomará posse no dia 15 de maio, na Reunião das Áreas. Até lá, os integrantes da atual DN continuam respondendo pelos seus respectivos cargos, conforme o estatuto da IELB.


Diretoria Nacional:

Presidente: Rev. Egon Kopereck

1º Vice-presidente: Rev. Arnildo Schneider

2º Vice-presidente: Rev. Geraldo Walmir Schuler

Secretário: Rev. Rubens José Ogg

Tesoureiro: Renato Bauermann (contador)


Comissão de Apelação:

*professor de Teologia: Leopoldo Heimann

*pastor: Renato Leonardo Regauer

*pastor: Ari Gueths

*leigo: Oscar Lehenbauer

*leigo: Valdomiro Petry


Conselho Fiscal:

*pastor: Donato Pfluck

*Engenheiro: Paulo Oscar Christ

*Contadora: Karin Melita Wide Schwartzhaupt

*Advogada: Alessandra Lehenbauer Thomé

*leigo: Alcion Sponholz

*leigo: Sérgio Langwinski Júnior


Comissão Jurídica:
*pastor: Martinho Sonntag

*advogado: Éber Marcelo Bundchen

*advogada: Haroldo Lauffer

*advogada: Marlise Rahmeier


Comissão de Teologia e Relações Eclesiais (CTRE):

*professores de Teologia: Acir Raymann e Paulo Proske Weirich

*pastor: Reinaldo Martim Ludke

*pastor: Rudi Zimmer

*leigo: Jairo Henrique Christ

*leigo: Martim Heimann


Comissão de Colóquio:
pastor: Oscar Martinho Zimmermann

leiga: Ursula Ana Neumann.


Conselho de Ética:

pastor: Breno Cláudio Thomé

leigo: Paulo Roberto Timóteo dos Santos


Eleitos pelo Conselho Diretor:

Diretoria:

Presidente: Rev. Mário Rost

Vice: Rev. Nivaldo Schneider

Secretário: Rev. Heldo Egon Bredow

Vice-secretário: Valdir Klemann


Conselho de Ensino: (atual AFRH)

*pastor: Elmar Regauer

*pastor: Edgar Lemke

*leigo: Frederico da Silva Reis

*leigo: Valdir A. von Muhlen


Conselho de Expansão Missionária: (atual Área de Missão)

*pastor: Walter A. Baminger

*pastor: Leonério Faller

*leigo: Carlos A. Bobsin

*leigo: Noemi Strelow Reis


Conselho de Ação Social: (atual Área de Ação Social)

*pastor: Arnildo Arthur Figur

*pastor: Tealmo Klippel Percheron

*leigo: Ligia M. Albrecht

*leigo: Valdir Becker


Conselho de Educação Cristã: (atual Área de Educação Cristã)

*pastor: Reinaldo M. Ludke

*pastor: Ismar Lambrecht Pinz

*leigo: Eliane Sabka

*leigo: Marcos Júnior Gude


Conselho de Comunicação: (atual Área de Comunicação)

*pastor: Lucas André Albrecht

*pastor: Cezar Squiavo Schuquel

*leigo: Lotário Hein

*leigo: Aline Gehm Koller Albrecht


Conselho de Administração: (atual Área de Finanças)

*pastor: Waldir Leo Sabka

*pastor: Breno Claudio Thomé

*leigo: Alcion Sponholz

*leigo: Matias Carlos Auel


Comissão de Moções:

*pastor: Walter D. de Oliveira

*pastor: Ailton José Muller

*pastor: Joel Muller

*leigos: Paulo Roberto Langwinski

*leigos: Osmar Arno Hubner

*leigos: Margarida Luzia Husch Iurk


Comissão de Planejamento:

*pastor: Adalmir Wachholz

*leigo: Jairo Henrique Christ



Edição: Tatiana Sodré - Mtb: 8768 - Comunicação IELB