Comunidade Evangélica Luterana "Cristo"

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sábado, 29 de agosto de 2009

É Tempo de Ouvir a Palavra de Deus



A Campanha

Imagine se o Brasil inteiro pudesse ouvir a Palavra de Deus!

Pesquisas apontam que 74% dos brasileiros entre 16 e 64 anos não serão alcançados pela Bíblia no formato impresso porque não sabem ler ou porque entendem muito pouco do que leem. Outro dado impressionante, divulgado em 2008 pelo Instituto Pró-Livro, revela que a Bíblia, embora seja o livro preferido dos leitores brasileiros, é lida com frequência por menos de 2,5% da população do país.

Como, então, alcançar essa grande massa de brasileiros que se somam ainda com aqueles que não leem porque não têm tempo? Essa é a pergunta que a Sociedade Bíblica do Brasil se faz constantemente enquanto organização cuja missão é distribuir a Bíblia a todas as pessoas, em uma linguagem que elas entendam e a um preço que possam pagar. Mais do que isso: a SBB quer tornar a Palavra de Deus relevante aos brasileiros.

Obviamente diversas ações se fazem necessárias para impactar com a Bíblia esse número significativo de pessoas. Mas sabemos que nenhuma ação se empreende de forma solitária. É preciso que igrejas e organizações cristãs abracem também a missão de difundir o Livro Sagrado e a sua mensagem.

E por isso, em nome da SBB, convido você a se engajar na campanha É Tempo de Ouvir a Palavra de Deus, que pretende fazer com que, durante os anos de 2009 e 2010, mais de 10 milhões de pessoas ouçam o Novo Testamento e sejam tocados por sua mensagem.

Se a fé vem pelo ouvir, imagine se o Brasil inteiro pudesse ouvir a Palavra de Deus...
Agora, imagine você ajudando a tornar este sonho uma realidade.

A Causa da Bíblia conta com você!

Rev. Dr. Rudi Zimmer
Diretor Executivo
Sociedade Bíblica do Brasil


O que é
A campanha foi desenvolvida para chamar a atenção de todos os brasileiros para a necessidade de se reservar um tempo diário de comunhão com a mensagem bíblica. Ou seja, que eles possam refletir sobre a Palavra de Deus, entendê-la e aplicar seus ensinamentos no dia a dia. Seu objetivo é mobilizar, durante o biênio 2009-2010, cerca de 10 milhões de pessoas.

As principais ferramentas da campanha serão as gravações do Novo Testamento em formato MP3, na Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) e na tradução de Almeida Revista e Atualizada (RA), respeitando as preferências de cada público e dando a oportunidade a quem já ouviu uma versão também ouvir a outra.

A SBB incentivará a formação de grupos de audição da Bíblia nas igrejas, nos lares, nas empresas e em diferentes tipos de organizações, como seminários teológicos, escolas, hospitais, presídios, asilos, comunidades terapêuticas e quartéis.

Objetivos
• Que ao final de 2010, ao menos 5% da população brasileira tenham ouvido o Novo Testamento
• Estimular a leitura da Bíblia entre os brasileiros
• Enfatizar os valores contidos nas Escrituras Sagradas
• Tornar a Palavra de Deus relevante à sociedade
• Mobilizar igrejas e organizações em torno da audição da Palavra de Deus

Fundamentação
Além de estar alicerçada na Bíblia Sagrada, a campanha tem como pilares aspectos que resultam em benefícios culturais, sociais e bíblicos à população brasileira.

Aspectos culturais: Ouvir é um estímulo à leitura, favorece o aprendizado, enriquece o repertório cultural e estimula a alfabetização entre aqueles que não sabem ler. Além disso, promove o resgate da arte milenar de se contar e ouvir histórias, método que por muitos séculos foi responsável pela transmissão da cultura e informação e, até hoje, é praticado em todo o mundo.

Aspectos sociais: A audição de um texto em grupo favorece a socialização do indivíduo e estimula a construção e o fortalecimento de relacionamentos.

Aspectos vinculados à Bíblia Sagrada: A leitura e audição da Bíblia estimulam o fortalecimento de valores éticos e morais, além dos sociais, como o amor ao próximo e a preservação do meio ambiente. Além disso, promovem o desenvolvimento espiritual do indivíduo e ressaltam o relacionamento com Deus, com a sociedade e do indivíduo consigo próprio. Ler e ouvir a Bíblia resultam, ainda, em aprendizado sobre como lidar com o erro e exercitar o perdão. A Bíblia Sagrada é um livro histórico, configurando-se em leitura obrigatória àqueles que querem compreender a formação da civilização ocidental, além de reunir vários estilos literários, sendo importante fonte para o conhecimento da Literatura.

Metodologia
Serão firmadas parcerias com igrejas e organizações, que se comprometerão a estimular a formação de grupos de audição do Novo Testamento. Os grupos deverão seguir as seguintes recomendações:
• Escolher um dos quatro planos de audição oferecidos - em 30, 40, 60 ou 90 dias -, que poderão ser adaptados de acordo com a disponibilidade de tempo do grupo. Por exemplo: um plano de 40 dias poderá ser adaptado para ser cumprido em 40 semanas, assim como um de 60 dias poderá ser cumprido em 30 semanas, com a realização de dois encontros semanais.
• De preferência, cada grupo deverá ter no máximo 30 pessoas: 20 diretamente ligadas à organização ou igreja participante, e 10 convidadas pelos demais membros do grupo.
• As reuniões do grupo devem ter dois momentos: um para a audição do texto bíblico e outro para reflexão e discussão sobre o que foi ouvido.

Cada grupo de audição deverá ter um líder com as seguintes responsabilidades:
• Formação e organização do grupo.
• Agendamento das reuniões para audição.
• Coordenação da sessão de discussão do texto bíblico.
• Preenchimento do "Relatório do Grupo de Audição", com anotação dos testemunhos que possam surgir espontaneamente entre os participantes.
• Entrega do Certificado de Audição do Novo Testamento aos participantes: no site será possível baixar um modelo que poderá ser facilmente preenchido.

Ação Social
As igrejas, organizações e participantes dos Grupos de Audição farão uma oferta de R$ 10, por cada exemplar do Novo Testamento em áudio solicitado. Estes recursos serão destinados às despesas referentes à campanha e à implantação da mesma entre os beneficiados dos programas sociais desenvolvidos pela SBB.

Em 2009 - ano que se comemora o Bicentenário de Louis Braille, inventor do método de leitura e escrita para cegos - os recursos serão destinados ao programa Inclusão do Deficiente Visual.

Em 2010, as ofertas serão para implantação da campanha entre os beneficiados dos programas Luz no Brasil, Inclusão do Deficiente Visual, Ação Social para Situações Emergenciais, Ação Social nas Escolas, Ação Social nos presídios, Ação Social nos Hospitais e Incentivo à Cultura.



Para maiores informações, fale com o pastor e acesse www.sbb.org.br/tempodeouvir/

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