Comunidade Evangélica Luterana "Cristo"

Endereço: Rua Lincoln Byrro, 1520, Bairro São Paulo - Gov. Valadares, MG - Cep.: 35030-280;
Tel.:(33) 3021-6056;
E-mail: celcgv@gmail.com - Pastor Jadir Carlos Mundt
CULTOS: 1º DOMINGO DO MÊS: ÀS 19H; OS DEMAIS DOMINGOS: ÀS 9H

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Reflexão da Semana -1 ° Domingo da Quaresma


Comunidade Evangélica Luterana Cristo
Governador Valadares – MG – 3221 3377
INFORmaisCRISTO


Transfiguração do Senhor – 19/02 a 26/02/2012
Textos Bíblicos: Salmo 25.1-10; Gênesis 22.1-18; Tiago 1.12-18; Marcos 1.9-15
Reflexão
Tema: Deus cuida de Mim
Desde pequenos aprendemos a importância de cuidar das coisas. Quando crianças, ganhamos presentes, brinquedos e animais de estimação. Junto aos presentes vem o compromisso de cuidar bem deles. Quando crescemos, os compromissos vão aumentando e as responsabilidades também. Precisamos estudar, fazer faculdade, aprender a cuidar da família, do emprego, dos filhos, etc. De todas as responsabilidades que obtemos, talvez cuidar dos filhos seja a maior e mais desafiadora. Não deixar passar necessidades, dar bons exemplos, educar, ensinar... Enfim, cuidar! De forma muita mais sublime Deus cuida de nós, seus filhos. Os textos bíblicos sugeridos para esta semana nos mostram que enquanto homens, vivemos situações de dor, sofrimento, tentações e provaçõeos. Muitas vezes somos vítimas de nossa própria cobiça e desejos. Por isso precisamos da ajuda de Deus, assim como Davi precisou e recorreu a Deus, assim como Abraão necessitou e recebeu ajuda. Sim, Deus cuida de mim. Cuida de todos nós. Quanto às tentações e provações, infelizmente enquanto vivermos neste mundo vamos ter que lidar com elas, mas pelo menos sabemos que nunca estamos sozinhos. Deus cuida de nós e concede forças, coragem e nos faz seguir em frente. Por isso é importante que sempre busquemos a Deus. Que busquemos nele forças para resistir às tentações. Ele cuida dos seus filhos. Tenha fé, resista às tentações e provações da vida, pois no final Deus proverá o melhor para cada um de nós, e você e eu, nós poderemos dizer: “Deus cuida de mim”. Amém.
Régis Duarte Müller

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Tu és Santo

Música entoada no Culto da Transfiguração do Senhor, dia 19/02/2012.
Cantar "tu és Santo" contempla toda a glória e poder de Cristo revelado naquele dia diante de Pedro, Tiago e João (Marcos 9.2-9). Que o Cristo Transfigurado esteja sempre em nossos corações, e assim como sua glória brilhou na face de Moisés, também possa brilhar na face de cada cristão dando testemunho fiel de Cristo neste mundo.




Retiro de Carnaval_2012.avi


Retiro de Carnaval Comunidade Evangélica Luterana Cristo de Governador Valadares, MG
O Retiro aconteceu no AETÉ Clube, Goval, dia 21/02/2012 - Estiveram presente 18 Pessoas, que puderam estudar o tema: Trabalhando em Lideranças.
Foi um grande momento de comunhão, estudo e confraternização!!!



sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Transfiguração do Senhor - Reflexão da Semana


Comunidade Evangélica Luterana "Cristo"
Governador Valadares – MG – 3221 3377
INFORmaisCRISTO
 

Transfiguração do Senhor – 19/02 a 26/02/2012
Textos Bíblicos: Salmo 50.1-6; Êxodo 34.29 -35; 2Coríntios 3.18-4.6; Marcos 9.2-9
Reflexão
Tema: Refletindo a Luz de Cristo
Muitas são as palavras que descrevem algo que produz luz, como brilho, claridade, cintilação, fulgor... A claridade, a luz ou brilho se destacam na escuridão, ocasionando visibilidade. Por isso, em um lugar escuro sentimos medo, mas ao ascender de uma lâmpada temos segurança novamente. No entanto, o relato do Evangelho do dia nos mostra que o brilho da transfiguração do Senhor encheu de medo os discípulos Pedro, Tiago e João. Não era para menos, estavam diante de toda a glória de Deus. Mas este medo logo deu lugar a contemplação, e ali Pedro queria ficar e contemplar a majestade de Cristo. No entanto, eles tinham uma dura tarefa, descer o monte e testemunhar, pregar a morte e ressurreição de Cristo que se aproximava. Pedro foi egoísta, como muitas vezes nós também somos. Pensamos que é suficiente sentar no banco da Igreja e contemplar a majestade de Deus ouvindo a pregação e cantando hinos. Esse fato é importante, mas deve ser um propulsor para a vida cristã de testemunho. A contemplação de Cristo deve nos conceder forças e coragem para falar de Jesus, pois refletimos a luz de Cristo ao mundo. Pois como diz o apóstolo Paulo, a glória de Cristo resplandece no rosto descoberto de cada cristão: Portanto, todos nós, com o rosto descoberto, refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor, que é o Espírito” (v.18). Pois assim como Deus fez a luz de Cristo brilhar em nosso coração, também quer que brilhe em muitas outras pessoas. De forma que nossa vida dá testemunho fiel de Deus resplandecendo a luz de Cristo no mundo.
Régis Duarte Müller

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Reflexão da Semana


Comunidade Evangélica Luterana "Cristo"
Governador Valadares – MG – 3221 3377
INFORmaisCRISTO
 

6° Dom Epifania – 12/02 a 19/02/2012
Textos Bíblicos: Salmo 30; 2 Reis 5.1-14; 1Coríntios 10.(19-30)31-11.1; Marcos 1.40-45
Reflexão
Tema: Vivendo de Acordo com a Vontade de Deus
Muitas pessoas buscam incessantemente por milagres. Não estão satisfeitos com a vida, então buscam prodígios para resolver seus problemas de saúde, de sentimentos, das finanças... Não reconhecem os muitos milagres que acontecem diariamente, as maravilhas que Deus faz. O Milagre de despertar a cada manhã, a perfeição da natureza e de toda criação. Deus faz muitos milagres, e usa seus instrumentos. Os médicos são instrumentos de Deus e cuidam da nossa saúde. Através deles Deus derrama sua graça sobre as pessoas. Deus também faz toda ação, deixando até mesmo a medicina sem respostas diante de uma cura. Assim notamos que Deus está presente e atua em nossa vida. As leituras desta semana mostram muitas curas feitas pela vontade do Senhor. No entanto, diante de um simples pedido de Jesus o homem falha. O homem doente de lepra foi curado por Jesus (Mc 1.40-45), mas não fez a vontade de Cristo e contou para todos o que havia acontecido. Por causa disso, Jesus não pode entrar mais nas cidades, encontrando dificuldades para pregar sua mensagem. Com isso aprendemos que é importante deixar Deus ser Deus, para que faça a sua vontade e não a nossa. Queremos e sonhamos com muitas coisas, especialmente boa saúde, dinheiro e família, mas quando as pedimos a Deus, não devemos nos esquecer de dizer: Seja feita a tua vontade. Um grande problema que enfrentamos está nas próprias religiões, que esquecem a Palavra de Deus e ensinam doutrinas que não são bíblicas. Motivados pelas doenças e dificuldades que enfrentamos neste mundo, algumas pessoas chegam a promover ‘curas e prodígios’, como se fossem Elias ou até mesmo o próprio Jesus. Quando cremos nestas coisas, estamos vivendo sem a orientação de Deus, que nos indica: “Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e tua casa” (At 16.31). Nossa fé deve ser direcionada apenas para Cristo. É ele que cuida de cada um e escuta nossos pedidos. É somente a ele que glorificamos, vivendo segundo sua vontade. De forma que podemos dizer: Eu te exaltarei, ó SENHOR, porque tu me livraste e não permitiste que os meus inimigos se regozijassem contra mim. SENHOR, meu Deus, clamei a ti por socorro, e tu me saraste. SENHOR, da cova fizeste subir a minha alma; preservaste-me a vida para que não descesse à sepultura” (Salmo 30.1-3). Amém.
Régis Duarte Müller

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Defendendo Mendigos


Defendendo mendigos

             Vítor Suarez Cunha, de 21 anos, se recupera de
                   agressão (Foto: Reprodução/TV Globo) (Fonte G1).
Um rapaz de nome Vitor, foi agredido por cinco homens ao tentar defender um mendigo na Ilha do Governador, RJ. Segundo informações recebeu 63 pinos de titânio na cirurgia de reconstrução do rosto. Foi espancado!

É bem sábia a frase que diz que é melhor um covarde vivo do que um valentão morto. Mas também é verdade que a luta pela justiça precisa continuar! A mãe de Vitor está certa quando criticou a atitude do filho, afirmando que ele deveria ter ajudado chamando a polícia e não se envolvendo fisicamente. Porém nem sempre é possível tirar o corpo fora.

 Jesus conta a parábola do Bom Samaritano e critica o sacerdote e o levita, profissionais religiosos que se omitiram diante de um homem que fora espancado e estava jogado ao chão, semimorto. Elogia um simples samaritano que não apenas socorreu o homem como pagou a hospedagem e os cuidados médicos daquele moribundo, que poderia ser um mendigo qualquer (Lc 10.25-37).

Dou esse destaque na corajosa atitude do jovem do norte do Rio de Janeiro – ele foi espancado por defender, não a namorada ou algum parente, mas um mendigo.

A verdade é que perante Deus, não passamos de mendigos. Nenhum de nós possui mérito algum. Pouco adianta se é sacerdote, padre ou pastor! Todos somos pecadores e perante ele somos como mendigos, que não mereceríamos nenhuma atenção de sua parte. Mas Jesus nos redimiu! Nos salvou! Nos defendeu de todo mal, e foi literalmente espancado, chicoteado e morto. Ali na cruz ele sofreu o que merecíamos. Mas ele ressuscitou. O que mais admira e consola, é que ainda hoje dirige a sua atenção sobre nós, mendigos espirituais, e continua nos defendendo e nos ajudando.

 Ismar Pinz – ismarpinz@yahoo.com.br

Comunidade Cristo Redentor,

Três Vendas, Pelotas, RS

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Reflexão da Semana


Comunidade Evangélica Luterana "Cristo"
Governador Valadares – MG – 3221 3377
INFORmaisCRISTO
 

5° Dom Epifania – 05/02 a 12/02/2012
Textos Bíblicos: Salmo 147.1-11;Isaías 40.21-31; 1Coríntios 9.16-27; Marcos 1.29-39
Reflexão
Tema: Pequenos, mas Valiosos
O Smilinguido é um personagem muito bacana, que foi criado para apresentar um ser pequeno e frágil, quer dizer, desmilinguido. Apesar disso, Deus pode manifestar seu poder e sua grandeza através dele. O texto bíblico, especialmente desta semana revelam que somos pequenos, como as formigas: “O Criador de todas as coisas é aquele que se senta no seu trono no Céu; ele está tão longe da terra, que os seres humanos lhe parecem tão pequenos como formigas (o original traz Gafanhotos)” (NTLH). Os seres humanos são comparados a insetos, seres frágeis e desmilinguidos. Acontece que o povo estava se sentindo abandonado por Deus, e por isso murmuravam dizendo: “O SENHOR não se importa conosco, o nosso Deus não se interessa pela nossa situação” (Is 40.27). Através do profeta Isaías Deus revela ao povo que Deus está sentado em seu trono no Céu (v.22) e nunca abandonou seu povo. Apesar de se parecerem com insetos, Deus cuida e protege aqueles que o temem, e podem escutar o consolo, “os que confiam no SENHOR recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam” (v.31). Portanto, caro amigo, em Cristo nós temos “Rocha poderosa e Abrigo”, nele podemos confiar. Ainda que sejamos pequenos para Deus, como insetos, somos importantes e muito valiosos. Ele nos ama e quer salvar a cada um de nós. Como formiguinhas nos ‘unimos na tarefa de pregarmos Cristo’. Ainda que sejamos pequenos, insignificantes, somos muito valiosos para Deus. Ele nos ama e quar salvar cada um de nós. Por isso, os que creem cuidem para não perder seu prêmio e se esforcem para trazer outros a esta fé salvado. Amém.
 Régis Duarte Müller

Noivado

O Culto do dia 29 de Janeiro de 2012 foi muito especial. Durante a celebração tivemos a oportunidade de presenciar a Cerimônia de Celebração do Noivado de Jadir Mundt (Pastor luterano em Linhares, ES) e Daniela Sousa (membro da CEL Cristo de GoVal). Na Celebração puderam firmar os votos diante de Deus e das testemunhas presentes no culto, bem como, pedir a Bênção de Deus para que vivam e permanecem fiéis um ao outro até o casamento e por toda a vida.
"O Noivado é um momento sério e importante em suas vidas e é válido diante de Deus e das pessoas. Por isso, não deve ser tratado com leviandade, mas com responsabilidade e amor" (Culto Luterano, Liturgias, p.99). 
Caros Noivos, que o Senhor os abençoe e os guarde. O Senhor os trate com bondade e misericórdia. O Senhor olhe para vocês com amor e lhes dê a paz. Amém.