Comunidade Evangélica Luterana "Cristo"

Endereço: Rua Lincoln Byrro, 1520, Bairro São Paulo - Gov. Valadares, MG - Cep.: 35030-280;
Tel.:(33) 3021-6056;
E-mail: celcgv@gmail.com - Pastor Jadir Carlos Mundt
CULTOS: 1º DOMINGO DO MÊS: ÀS 19H; OS DEMAIS DOMINGOS: ÀS 9H

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Pentecostes

A mesma mensagem em diferentes idiomas
Tenho guardado uma vaga lembrança quando minha falecida avó Iracema recebia a visita de uma de suas irmãs, lá no famoso Rincão do Tigre, lugar de terra vermelha e de ótimas recordações de uma infância feliz. Lembro das duas sentadas naquelas cadeiras antigas de madeira, pintadas de azul e com o assento feito de palha. E entre elas acontecia uma conversa que eu não entendia nada. Era tudo em alemão!

Faço parte de uma geração que não aprendeu a falar a língua alemã, mesmo tendo na genética as marcas dos colonizadores germânicos. É no mínimo constrangedor tentar participar de uma conversa na qual você não entende nada. De acordo com o livro Ethnologue há quase 7.000 idiomas registrados e cerca de 300 que ainda não foram cadastrados. O idioma mais utilizado é o mandarim, na China, seguido pelo idioma hindi, da Índia. Em terceiro lugar está o espanhol, em quarto o inglês e apenas em sétimo o nosso português.

A Bíblia registra uma data onde havia uma grande mistura de idiomas na cidade de Jerusalém. Era o Dia de Pentecostes. Pessoas de todas as nações do mundo estavam presentes e testemunharam algo fantástico. Eles ouviram mensagens cristãs em suas próprias línguas! E assim eles se perguntavam: “como é que estamos ouvindo essa gente falar em nossa própria língua a respeito das grandes coisas que Deus tem feito?” (Atos 2.11).

Os primeiros cristãos receberam o Espírito Santo e “começaram a falar em outras línguas, de acordo com o poder que o Espírito dava a cada pessoa” (Atos 2.4). A salvação pela fé em Cristo foi naquele dia compartilhada em diversos idiomas e, somente naquele dia, “quase três mil se juntaram ao grupo dos seguidores de Jesus” (Atos 2.41). E assim a mensagem cristã se espalhou pelos diferentes povos, em diversos idiomas, também em nosso bom português.

Então fica a dica: neste final de semana os cristãos celebram o Pentecostes, a vinda do Espírito Santo. O qual, além de nos dar dons, nos dá a própria fé cristã, como o próprio Jesus ensinou: “o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês” (João 14.26).

Pastor Bruno Serves | CEL Cristo, Candelária-RS

Nenhum comentário: