Comunidade Evangélica Luterana "Cristo"

Endereço: Rua Lincoln Byrro, 1520, Bairro São Paulo - Gov. Valadares, MG - Cep.: 35030-280;
Tel.:(33) 3021-6056;
E-mail: celcgv@gmail.com - Pastor Jadir Carlos Mundt
CULTOS: 1º DOMINGO DO MÊS: ÀS 19H; OS DEMAIS DOMINGOS: ÀS 9H

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dia do Amigo


Querido Amigo

Régis Duarte Müller

Hoje é dia do amigo e todos querem de alguma forma lisonjear os queridos amigos do peito. Temos amigos que estão próximos e amigos que estão bem distante. Temos amigos felizes e amigos que estão tristes. Temos amigos que estão bem e outros enfrentando barras.

Dentro da história o amigo nunca foi esquecido. Algumas das belas lembranças que temos sobre amigos, cito a seguir: “O Amigo Ama Sempre e na Desgraça Ele se Torna um Irmão” (Pv 17.17); “Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão” (Pv 18.24); “O amigo quer o nosso bem, mesmo quando nos fere”, “Não abandone o seu amigo, nem o amigo do seu pai. Se você estiver em dificuldades, não peça ajuda ao seu irmão. Vale mais um vizinho perto que um irmão longe” (Pv 27.6,10)...

Da mesma forma como a amizade foi expressa na Bíblia e no passado, hoje ela também se torna presente em telefonemas, mensagens por email, em abraços, e até em músicas, pois também é uma forma de expressão que usamos.

Quando pensamos em comunicação e expressão através da música, encontramos várias canções que falam de amigos. Entre as mais conhecidas estão: Amigo, de Roberto Carlos; Meu Caro Amigo, de Chico Buarque; Amigos do Peito ou Somos Amigos, do Balão Mágico; Amigo Irmão, da banda Anjos de Resgate; Em Todo Tempo Ama o Amigo, de Arina e Ezequiel Blum; etc. Quantas mais poderiam ser citadas aqui!

Contudo, as palavras que rodeiam a música “em todo tempo ama o amigo” são por de mais significativas. Quem não tem um amigo para amar?

O Tema desta música é Provérbios “Em todo tempo ama o amigo, E na angústia se faz o irmão.” (Pv 17.17). Provavelmente muitas pessoas estejam em intensas orações pedindo ao Deus de amor e misericórdia que cuide do amigo que se encontra em situações complicadas. Sim, tenho certeza, pois também estou orando muito a Deus, implorando por sua mão cuidadosa em favor de um grande amigo.

Logo em seguida, lembro do maior amigo de todos, Jesus Cristo. O amigo que se fez nosso irmão e doou sua vida voluntariamente para que nós pudéssemos continuar a viver e ainda mais, por ele recebemos vida eterna.

Hoje em dia existem muitos tipos de amigos. São amigos da escola, amigos da rua, amigos de internet, enfim. Você já parou e pensou em seu amigo, irmão? O verdadeiro amigo, nos lembra Provérbios, é mais chegado que um irmão.

As palavras de um verso da canção “Em todo tempo ama o amigo” são bem significativas: “Deus guarde a estrada de sua vida, Por onde passar terá mão amiga. Continue levando o que lhe conduz: Jesus, fiel amigo de bênçãos, de luz”. Muitas vezes tomamos rumos diferentes na vida, mas isso nunca impede que continuemos a grande amizade que temos. Podemos estar distantes, mas sempre lembramos o amigo que é irmão.

Deus de amor e graça. Abençoe todos os amigos deste mundo. Especialmente, permaneça cuidando com todo carinho e zelo que tens aqueles que neste momento enfrentam dificuldades. Tu conheces nosso coração, e por isso sabes que lembramos os amigos com carinho, chorando com os que choram e também, nos alegrando com aqueles que estão alegres. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Nenhum comentário: