Comunidade Evangélica Luterana "Cristo"

Endereço: Rua Lincoln Byrro, 1520, Bairro São Paulo - Gov. Valadares, MG - Cep.: 35030-280;
Tel.:(33) 3021-6056;
E-mail: celcgv@gmail.com - Pastor Jadir Carlos Mundt
CULTOS: 1º DOMINGO DO MÊS: ÀS 19H; OS DEMAIS DOMINGOS: ÀS 9H

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Ação de Graças


AÇÃO DE GRAÇAS
Texto Base: Cl 3.12-17
Tema: Sede Agradecidos!
 
I
            Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus !
Convido vocês, para justos, refletirmos um pouco no tema: “Sede agradecidos!”
            Primeiramente quero agradecer pela presença de cada um de vocês. Muito obrigado! 
    Vocês já perceberam que muitas vezes nós apenas manifestamos nosso desejo de agradecer, mas não agradecemos? Exemplo: “Quero agradecer pela presença de vocês!” Ficou só na vontade! Por isso, eu disse: “Muito obrigado”.
            Certa vez uma mulher fazia compras numa feira-livre, quando um comerciante deu uma laranja para a sua filha.
            Querendo demonstrar para o feirante que havia ensinado seus filhos a serem agradecidos, a mãe perguntou à criança:
- Como é que se diz, minha filha? 
- Descasca! - respondeu a menina.
 

            Vamos ler Colossenses 3.12-17!
            Quantos aqui já foram ingratos em algum momento da vida? Ex.: Alguém fez algo para você e você não agradeceu. Esta pergunta requer uma reflexão. Pensem! Levantem a mão!
            Quantos aqui já sofreram qualquer tipo de ingratidão? Ex.: Agora, você fez algo para alguém, e este alguém não te agradeceu, foi ingrato.
            Vocês já perceberam que é mais fácil notar e sentir as ingratidões que sofremos, do que notar e sentir as ingratidões que praticamos?
            Paulo disse: “Sede agradecidos!” Jesus no evangelho de Lucas conta a história dos dez leprosos, onde fica evidente a ingratidão de nove deles.
            Tendo isso em mente, me fiz a seguinte pergunta: Por que Deus quer nossa gratidão? Podemos pensar, então, naquelas pessoas que fazem as coisas para os outros, para que sejam engrandecidas, sintam-se superiores. Mas esse não é o caso de Deus. Deus não depende de nossa gratidão para se sentir maior e poderoso, isso Ele é por natureza.
            Então por que Deus quer nossa gratidão? Vamos tentar achar uma resposta justificável!
            Quando falamos de gratidão quais palavras não podem deixar de serem citadas? Geralmente falamos da palavra contrária; ingratidão, como eu fiz no começo. Mas, quais outros sentimentos acompanham o sentimento de gratidão? Vamos citar! O nosso texto nos ajuda: Afetos de misericórdia, bondade, humildade, longanimidade, perdão e amor e, principalmente, amor!
            Existe diferença de um ato de ingratidão praticada por uma pessoa que você ama muito, de ato de ingratidão praticada por uma pessoa que você não tem muita afinidade? Com certeza existe diferença.
            A gratidão revela amor, reconhecimento e fé. Por que Deus quer nossa gratidão? Porque Ele nos ama e quer nosso amor. Porque Deus quer que o reconheçamos como único doador de todas as coisas. Porque Deus quer que creiamos nele.
            Disse Lutero: “Deus nosso Senhor deseja — com toda razão — que lhe demos a honra de agradecer por to­dos os seus benefícios. Na verdade, deveríamos fazer is­so com gosto e boa vontade, pois trata-se de algo que não exige muito esforço e traba­lho. Pois quanto custava vol­tar-se a Deus para dizer: “Se­nhor, tu me deste pés, mãos, olhos, tudo perfeito; agradeço-te do fun­do do coração por tudo isso, pois são dádivas que recebi de ti. Por outro lado, quanto lhe custa agradecer a seu pai ou sua mãe, a seu esposo ou sua esposa, a seu próximo quando lhe fazem um favor? Não é tão custoso assim, e deveria ser feito apenas para que possa se verificar que vo­cê se agradou do que lhe fi­zeram.”
           
            Vamos pensar um pouco! Pelo que nós agradecemos? Pelas coisas que são nossas? Não. Geralmente agradecemos por um objeto que tomamos emprestado, agradecemos por um gesto de bondade, agradecemos por uma ajuda, agradecemos por uma palavra, por um conselho etc.
           
            Imaginem uma cena onde você está passando na rua e, de repente, você encontra uma pessoa caida no chão, tal pessoa te pede ajuda. Você ajuda levantar a pessoa e pergunta se está bem. Daí aquela pessoa sai andando e faz de conta que nem te viu. O você pensaria? Se fosse uma pessoa estranha, talvez não pensasse nada, mas se for alguém conhecido, um amigo e agisse dessa forma, com certeza você pensaria: Ingrato.
            Veja o que está por trás da gratidão, ou da ingratidão!
           
            Nós não somos donos de nada neste mundo, tudo é de Deus, Ele apenas nos concedeu as coisas para que tomássemos conta. Por isso o apóstolo disse: “Sede Agradecidos”.
            A vida que nos vivemos não é nossa! O futuro não é nosso, o corpo não é nosso. Tudo é de Deus. Ele é o dono de todas as coisas. Não temos somente isso para agradecermos, temos o ato gracioso de Cristo em nosso favor.
            Muitas vezes a pessoa que estava no chão, sou eu. Caimos, machucamos e clamamos por ajuda. Deus estende a mão e nos levanta, e continuamos a nossa caminhada, como se nada tivesse acontecido. Isso entristece a Deus.
            Na vida cristã não há meio termo, não mais ou menos. Ou você é grato ou você é ingrato.
            Deus ao querer sua gratidão, Ele quer primeiramente que você o ame, que você o reconheça como o seu único Salvador, que você confie nele sempre.
           
            Eu sou grato a Deus por tudo que ele fez e faz por mim. Às vezes eu me esqueço de agradecer por tudo o que Ele fez e faz por mim, por isso, sempre peço perdão pela minha ingratidão.
            Vamos agradecer a Deus pela vida, pela igreja, pela família, pelos amigos, pela paz, pelo amor, pelo perdão e, principalmente, pela Vida Eterna.
 
Ilustração:
            Um grupo de estudantes tinha que fazer uma lista das coisas que eles consideravam hoje as Sete Maravilhas do Mundo. Depois de algumas discordâncias, foi feita uma lista com as mais votadas:
- As Pirâmides do Egito
- Taj Mahal
- Grand Canyon
- Canal do Panamá
- O Rio de Janeiro 
- A Basílica de São Pedro
- A Muralha da China

            Enquanto os votos eram recolhidos, a professora notou que uma aluna não tinha entregue o seu papel ainda. Ela veio na sua direção e lhe perguntou se ela estava tendo dificuldades.
"É, um pouco... respondeu a menina. Eu não consegui me decidir porque são tantas as maravilhas." Então a professora disse-lhe: "Leia sua lista para nós... vamos ver se podemos ajudá-la".
            A menina hesitou um pouco, e leu: "Eu acho que as Sete Maravilhas do Mundo são:
- ver
- ouvir
- tocar
- saborear
- sentir
- rir
- e amar."
[silêncio profundo na sala de aula]

Criou Deus o universo e viu que era bom
- Gênesis 1.10.
Criou Deus os vegetais e viu que era bom
- Gênesis 1.12.
Criou Deus os animais e viu que era bom
- Gênesis 1.21 e 24.
Criou Deus o Homem e a Mulher e viu que era MUITO bom
- Gênesis 1.31
 
OBRIGADO, SENHOR! 

Forte abraço!

Em Cristo,

 
Reginaldo Veloso Jacob
Pastor da Igreja Luterana - www.ielb.org.br
Rua: Opala, 115 - Iguaçu - Ipatinga, MG - CEP: 35162-101
Fone: (31) 3821 3718 ou (31) 9251 5023 - Skype: reginaldojacob

Nenhum comentário: