Comunidade Evangélica Luterana "Cristo"

Endereço: Rua Lincoln Byrro, 1520, Bairro São Paulo - Gov. Valadares, MG - Cep.: 35030-280;
Tel.:(33) 3021-6056;
E-mail: celcgv@gmail.com - Pastor Jadir Carlos Mundt
CULTOS: 1º DOMINGO DO MÊS: ÀS 19H; OS DEMAIS DOMINGOS: ÀS 9H

sábado, 30 de julho de 2011

Reflexão da Semana

7° Dom Após Pentecostes – 31/07 a 06/08/2011

Textos Bíblicos: Sl 136.1-9(23-26); Is 55.1-5; Rm 9.1-5(6-13); Mt 14.13-21

Reflexão

Tema: A Salvação é Para Todos

O texto de Romanos mostra o abatimento de Paulo ao ver que seu povo de raça e sangue endurece o coração e não crê em Cristo. Na verdade todos têm um sentimento parecido ao de Paulo, a final de contas, quem não tem um familiar ou amigo afastado de Cristo? Desde o início dos tempos a preocupação de Deus foi acolher o ser humano, atingindo o auge do seu amor ao enviar Cristo ao mundo. O abatimento de Paulo vem da dor de ver seu povo acreditar que serão salvos por causa de suas obras, enquanto reconhece que o “Justo viverá por fé” (Rm 1.17b). A justificação, a Salvação é um presente de Deus ao povo. Portanto, a salvação é para todos e podemos nos alegrar com isso, pois a Bíblia revela Cristo o cumprimento da Lei, nos tornando participantes da história do Antigo Testamento também. Cristo faz isso sem tirar as honrarias do povo de Israel, mas agora eles também são alvos do amor de Deus. Nós cremos na pura verdade bíblica, que revela Cristo como nosso único e suficiente Senhor e Salvador, o qual dará salvação a todo que nele crer. Por isso, creia em Jesus, viva Jesus, só ele é salvação.

Régis Duarte Müller

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Congresso de Jovens - DIMI










O Congresso de Jovens do Distrito Mineiro Aconteceu em Belo Horizonte nos dias 16 e 17 de Julho. A juventude que organizou o congresso foi da CEL Bom Pastor de BH. O Tema escolhido para o Congresso foi “O corpo como forma de adoração a Deus”, tendo como Pelestrante o Pastor Elvis Nerich. Sem dúvida aqueles que foram puderam se divertir, aprender, crescer na fé e na comunhão com os jovens irmãos e voltar para suas congregações cheios de novidades e entusiasmo para trabalhar na Missão de Deus.
O Tema do congresso trouxe a reflexão do que pode ser uma adoração agradável ao SENHOR. Costumamos levar em consideração a nossa cultura e achamos que essa é a maneira adequada de adorarmos a Deus. Contudo, Deus se agrada da adoração que é feita em Espírito e em Verdade. Não importa a cultura, mas se o objetivo é engrandecer o nome do SENHOR. Para tanto, nossa adoração pode acontecer por meio de músicas e hinos; através do tocar de algum instrumento; com danças; batendo palmas, enfim.
A história bíblica contempla vários relatos da adoração do povo a Deus. Segue alguns textos apresentados pelo pastor palestrante:
Ex 15.19-21;
Lc 15.25-28;
2Sm 6.12-15;
Jr 31.13-14;
1Sm 18.6-7;
Sl 150;
Dentro do tema, tivemos a oportunidade de ouvir a respeito de postura, reverência; solenidade e também vimos o uso negativo, conforme Ex 32.17-19.
Ora, Deus nos concede liberdade para adorarmos com deferentes formas de louvor. Adorarmos com tudo que somos e temos. Deus concede a cada pessoa diferentes dons e capacidades, como: Teatro; Coral; Músicas; Serviço Social; Testemunho; Dança...
Sem dúvida todos crescemos muitos e trouxemos experiências significativas para nossa congregação.

Que o Bondoso Deus abençoe cada cristão em sua adoração. Lembrando que nosso objetivo é sempre adorarmos a Deus em espírito e em verdade, com tudo que somos e temos.

Reflexão da Semana

6° Dom Após Pentecostes – 23 a 29/07/2011

Textos Bíblicos: Sl 125; Dt 7.6-9; Rm 8.28-39; Mt 13.44-52

Reflexão

Tema: Confiança, Segurança e Temor em Deus

Nos últimos dias um debate polêmico tem acontecido entre a câmara municipal e a população. Isso porque os vereadores decidiram aumentar o número das cadeiras de 14 para 21. Essa decisão causa conflito porque a sociedade está preocupada com a segurança, saúde e tantas outras coisas, enquanto cada vereador vai custar mensalmente mais de 17 mil reais. Logo, chegamos à constatação que o povo tem muitas dificuldades para confiar na decisão de pessoas, políticos, enfim. Bem como, mostram-se preocupados com a segurança de todos. Nossos textos bíblicos falam a respeito de confiança e segurança, no entanto, nos apresentam tais qualidades na pessoa de Deus. Ele quer cuidar de você e tratá-lo como uma pedra preciosa. Sim, por que somos como pedras preciosas para Deus, que diz: “Ei! Venha cá... Peça governos justos, peça confiança, segurança. Veja a história do meu povo. Nunca deixei ninguém desamparado. Confie em mim e você verá a segurança e o amor de Deus presente em sua vida”. Mas se você ainda tem alguma dúvida, escute o que diz um amigo: “Vai dar tudo certo porque Deus não faz nada errado. O Certo é a vontade dele”. Que Deus nos ajude a confiar naquilo que planeja para nós e apegue-se na confiança e segurança de Deus, amando-o acima de todas as coisas.

Régis Duarte Müller

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dia do Amigo


Querido Amigo

Régis Duarte Müller

Hoje é dia do amigo e todos querem de alguma forma lisonjear os queridos amigos do peito. Temos amigos que estão próximos e amigos que estão bem distante. Temos amigos felizes e amigos que estão tristes. Temos amigos que estão bem e outros enfrentando barras.

Dentro da história o amigo nunca foi esquecido. Algumas das belas lembranças que temos sobre amigos, cito a seguir: “O Amigo Ama Sempre e na Desgraça Ele se Torna um Irmão” (Pv 17.17); “Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão” (Pv 18.24); “O amigo quer o nosso bem, mesmo quando nos fere”, “Não abandone o seu amigo, nem o amigo do seu pai. Se você estiver em dificuldades, não peça ajuda ao seu irmão. Vale mais um vizinho perto que um irmão longe” (Pv 27.6,10)...

Da mesma forma como a amizade foi expressa na Bíblia e no passado, hoje ela também se torna presente em telefonemas, mensagens por email, em abraços, e até em músicas, pois também é uma forma de expressão que usamos.

Quando pensamos em comunicação e expressão através da música, encontramos várias canções que falam de amigos. Entre as mais conhecidas estão: Amigo, de Roberto Carlos; Meu Caro Amigo, de Chico Buarque; Amigos do Peito ou Somos Amigos, do Balão Mágico; Amigo Irmão, da banda Anjos de Resgate; Em Todo Tempo Ama o Amigo, de Arina e Ezequiel Blum; etc. Quantas mais poderiam ser citadas aqui!

Contudo, as palavras que rodeiam a música “em todo tempo ama o amigo” são por de mais significativas. Quem não tem um amigo para amar?

O Tema desta música é Provérbios “Em todo tempo ama o amigo, E na angústia se faz o irmão.” (Pv 17.17). Provavelmente muitas pessoas estejam em intensas orações pedindo ao Deus de amor e misericórdia que cuide do amigo que se encontra em situações complicadas. Sim, tenho certeza, pois também estou orando muito a Deus, implorando por sua mão cuidadosa em favor de um grande amigo.

Logo em seguida, lembro do maior amigo de todos, Jesus Cristo. O amigo que se fez nosso irmão e doou sua vida voluntariamente para que nós pudéssemos continuar a viver e ainda mais, por ele recebemos vida eterna.

Hoje em dia existem muitos tipos de amigos. São amigos da escola, amigos da rua, amigos de internet, enfim. Você já parou e pensou em seu amigo, irmão? O verdadeiro amigo, nos lembra Provérbios, é mais chegado que um irmão.

As palavras de um verso da canção “Em todo tempo ama o amigo” são bem significativas: “Deus guarde a estrada de sua vida, Por onde passar terá mão amiga. Continue levando o que lhe conduz: Jesus, fiel amigo de bênçãos, de luz”. Muitas vezes tomamos rumos diferentes na vida, mas isso nunca impede que continuemos a grande amizade que temos. Podemos estar distantes, mas sempre lembramos o amigo que é irmão.

Deus de amor e graça. Abençoe todos os amigos deste mundo. Especialmente, permaneça cuidando com todo carinho e zelo que tens aqueles que neste momento enfrentam dificuldades. Tu conheces nosso coração, e por isso sabes que lembramos os amigos com carinho, chorando com os que choram e também, nos alegrando com aqueles que estão alegres. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

sábado, 9 de julho de 2011

Reflexão da Semana

Comunidade Evangélica Luterana “Cristo”

Governador Valadares – MG – 3221 3377


4° Dom Após Pentecostes

Textos Bíblicos: Sl 65.(1-8)9-13; Is 55.10-13; Rm 8.12-17(22-27); Mt 13.1-9,18-23

Reflexão

Tema: A Palavra que Não Volta Vazia

O trabalho agrícola é muito importante para toda a sociedade. Desse trabalho os próprios agricultores tiram seu sustento e a partir dele pessoas no mundo inteiro podem se alimentar. Para tanto, é necessário que a semente seja semeada e as chuvas caiam do céu, a fim de brotar a semente e dar frutos. A Palavra de Deus tem uma função muita parecida com a semente, por isso falamos “a semente da Palavra”, pois toda vez que falamos sobre Cristo estamos lançando a semente na terra. Essa semente, por sua vez, espera a ação de Deus Espírito Santo que envia as chuvas de Bênçãos presentes em sua Palavra e Sacramentos, as quais fazem germinar a fé em nosso coração. Porém, assim como a semente de plantas pode cair em terrenos inadequados, a Semente da Palavra pode cair em terrenos rochosos, em que até sente certa alegria com o Evangelho, mas é como fogo de palha que logo acaba. Pode cair entre espinhos, onde o mundo com suas artimanhas encontram modos de sufocar a fé. Mas ela pode cair em terra boa e produzir muitos frutos. Ora, são dois os tipos de frutos: de pecado e maldade ou alegria e vida eterna. Mas a grande certeza que temos, é que a Palavra anunciada não volta vazia, antes fará a vontade de Deus e prosperará em seu desígnio (Is 55.11).

Régis Duarte Müller