Comunidade Evangélica Luterana "Cristo"

Endereço: Rua Lincoln Byrro, 1520, Bairro São Paulo - Gov. Valadares, MG - Cep.: 35030-280;
Tel.:(33) 3021-6056;
E-mail: celcgv@gmail.com - Pastor Jadir Carlos Mundt
CULTOS: 1º DOMINGO DO MÊS: ÀS 19H; OS DEMAIS DOMINGOS: ÀS 9H

quarta-feira, 17 de outubro de 2018


             A Igreja em relação à Política e Eleições 
I. Introdução 
  Nestas últimas semanas, recebemos várias manifestações em que membros de nossa igreja reclamam ou se queixam a respeito de certas manifestações de membros e pastores de nossa igreja em relação às disputas eleitorais em andamento em nosso país. Assim, a Diretoria Nacional da IELB decidiu enviar uma orientação aos pastores e congregações, a fim de que nossa participação nestas disputas se oriente pelas nossas convicções, baseadas nas Escrituras Sagradas e Confissões Luteranas. 
II. Os cristãos e as eleições 
  O que um cristão é chamado a fazer, especialmente num ano de eleições em nosso país? Muitos dos assuntos políticos que enfrentamos no Brasil têm forte implicação moral. Diante disso, precisamos firmar-nos nas Escrituras Sagradas e em nossas Confissões, posicionando-nos claramente neste período de eleições. 
  A base do posicionamento de nossa igreja está no ensinamento bíblico da doutrina dos dois reinos, ou seja, o reino espiritual de Cristo e o governo terreno. Passagens bíblicas chaves para este ensinamento são as seguintes: 1Pedro 2.9-10, 13-17; Hebreus 11.13-16; 13.14; Mateus 16.18; Lucas 12.14; 2Coríntios 10.4-5; Romanos 1.16; e 13.1-7. 
  Reconhecendo os dois reinos, vemos claramente, em Romanos 13.1-7 e 1Pedro 2.13-17, que o Criador instituiu o governo político como meio pelo qual Ele procura preservar e guiar a vida na comunidade entre os seres humanos caídos. Esta é uma estrutura passageira, ou provisória, designada para dirigir e regular o relacionamento político entre as pessoas durante o intervalo entre a queda em pecado e o retorno do Senhor Jesus Cristo. 
  Portanto, é importante a participação dos cristãos nesta estrutura política. Pois, sem a participação ativa dos cristãos, esta estrutura só pode ser destrutiva não só para os cristãos, mas para todos os cidadãos. Por isso, a Confissão de Augsburgo resume bem os ensinamentos bíblicos de como os cristãos podem participar ativamente, quando diz: 
Das coisas civis (os nossos) ensinam que ordenações civis  legítimas são boas obras de Deus e que é lícito aos cristãos exercer ofícios civis, ser juízes, julgar segundo as leis imperiais e outras leis vigentes, impor pena segundo o direito, fazer, segundo o direito, guerra, prestar serviço militar, ...” (Art. XVI,1-2). 
  Embora não se mencione os cargos políticos de hoje, pois estes não existiam na época em que a Confissão de Augsburgo foi escrita, mesmo assim eles estão incluídos na expressão “ofícios civis”. Portanto, temos aqui clara orientação para nós nestes tempos difíceis em que passamos em nosso país. E podemos resumir esta orientação nos seguintes pontos: 
1. Os cristãos devem resistir à tentação de tornar o governo terreno em um meio para promover o reino espiritual de Cristo. 
2. Os cristãos também precisam reconhecer que não haverá governo terreno perfeito, pois todo governo terreno, sendo parte da criação caída em pecado, está sujeito a errar. Desta forma, o cristão deveria se abster de fanatismo, pois sempre estará defendendo uma estrutura humana de governo e, por isso, imperfeita. 
3. O governo terreno apenas funciona para restringir o mal e encorajar o bem, mas isso é feito de modo limitado. Todavia, assim mesmo este governo permanece sob o controle de Deus. 
4. Portanto, os cristãos precisam engajar-se em orar pelo governo e todos os que ocupam ofícios no governo (cf. 1Timóteo 2.1-2), para que possam realizar o que Deus espera deles. 
5. Além disso, os cristãos também devem buscar “ofícios civis”, seja nos Municípios, seja nos Estados, ou no Governo Federal, para serem vereadores, prefeitos, deputados estatuais ou federais, senadores, e mesmo presidente da República. Pois, quanto mais cristãos verdadeiros participam ativamente do governo terreno, tanto mais justo ele será em seu desempenho. 
6.   Assim, os pastores, que atuam no Reino Espiritual de Cristo, precisam, sim, passar aos cristãos as qualificações necessárias de candidatos a qualquer uma das posições governamentais. No entanto, eles devem evitar totalmente posicionar-se publicamente em favor de qualquer um dos candidatos, seja no relacionamento pessoal com membros da igreja, seja em reunião de membros, seja em cultos, ou através de meios de comunicação, inclusive os meios digitais, pois tais posicionamentos trarão divisão para dentro da igreja. 
7. Isso, porque cada cristão, analisando as qualificações dos candidatos, é livre para se posicionar e votar no candidato que, na sua visão, poderá melhor servir na posição que vier a ocupar. Como resultado, em cada congregação não haverá unanimidade em favor de candidatos. Portanto, o pastor, caso se posicione em favor de um ou de outro, causará divisão e prejudicará o trabalho na congregação e o avanço da missão. 

III. Conclusão 
  Sem dúvida, o momento que o Brasil está passando é complicado. Isto está ocorrendo não só por ser um período de eleições, mas pela corrupção que se tem estabelecida e espalhada. Diante disso, temos observado que há diferentes igrejas que estão se posicionando politicamente em favor de um ou outro candidato. 
  Assim, julgamos importante encaminhar-lhes a orientação acima, para que a Igreja Evangélica Luterana do Brasil se mantenha equilibrada, de acordo com o que ensinam as Escrituras Sagradas. 
  Que Deus conceda a todos a sabedoria e a confiança de que Deus jamais deixará de estar no controle do que ocorre neste mundo, inclusive em nosso Brasil. 
  Saudações em Cristo,  
                                                      21 de setembro de 2018 
    Rev. Dr. Rudi Zimmer Presidente da IELB 

Nenhum comentário: