Comunidade Evangélica Luterana "Cristo"

Endereço: Rua Lincoln Byrro, 1520, Bairro São Paulo - Gov. Valadares, MG - Cep.: 35030-280;
Tel.:(33) 3021-6056;
E-mail: celcgv@gmail.com - Pastor Jadir Carlos Mundt
CULTOS: 1º DOMINGO DO MÊS: ÀS 19H; OS DEMAIS DOMINGOS: ÀS 9H

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Arrependimento e Perdão


Arrependimento e Perdão
Arrependimento, quem nunca se deparou em sua vida com essa palavra?! Muitas vezes confundimos arrependimento com remorso, porém, são coisas bem diferentes. Remorso é um sentimento que faz a pessoa reconhecer um erro, e até machuca, mas não cria no praticante da iniqüidade o desejo de voltar atrás. Por isso, arrependimento é importantíssimo na vida das pessoas, tanto mais dos cristãos. Arrependimento é saber que errou; sentir dor e aflição, mas principalmente, causa no praticante o desejo de até mesmo sofrer as conseqüências do pecado praticado. É voltar atrás, dar a ‘famosa’ volta de 180°.
O Rei Davi sabe disso e nos deixou muitos exemplos de pecados, de erros, de transgressões, violência, mau uso da sexualidade, etc. No exemplo de Davi percebemos a situação que fica o ser pecador. Uma situação de horror, de aflição, de abandono, solidão, fraqueza, angustia, medo, tristeza, choro. Quem, ao sinceramente se arrepender de seus pecados, não se deparou com tais sentimentos?!
Davi, muitas vezes escreveu Salmos e canções de arrependimento a Deus. Dessa forma buscava a interferência divina. Ele tinha o desejo ardente de receber o perdão, o pecado que Davi havia cometido era muito grande. É verdade, Deus não faz diferenças entre os pecados, mas dentro de nosso ser, algumas coisas pesam muito mais em nossa consciência! Tudo nos faz lembrar tais pecados, é nesse momento que começamos a perceber que na verdade estamos afastados de Deus. Nesse momento percebemos que estamos deixando Deus de lado, então, nos deparamos com a necessidade de confessar os pecados. Confessar a Deus os pecados que mais atormentam o coração, isso não é fácil. É preciso força, coragem.

“Naqueles dias, eu, Daniel, pranteei durante  três semanas… Então me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram  ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim. Daniel 10. 2, 12

A sorte do pecador está na grandiosidade do amor de Deus. Como costumamos falar em uma frase um tanto quanto batida, mas que possui um valor sem igual: “Deus é amor”. Quem nunca fez uso desta frase? Pois bem, nas palavras de Daniel reconhecemos que o pedido de socorro a Deus se encontra no humilhar-se perante Deus.
Muitas vezes, indiferente da situação, mas especialmente diante dos pecados praticados, notamos que a conseqüência disso é perder as forças, enfraquecer. No entanto, o que não conseguimos compreender é a dimensão do amor de Deus. Tomemos uso do versículo 19 de Daniel 10: “Não temas, homem muito amado! Paz seja contigo! Sê forte, sê forte.”
Por isso, caro amigo. Se você se sente angustiado e deprimido por causa de seus pecados, saiba que Deus ama você. Se você está com a mente conturbada e o corpo doente, peça a Deus por sua vida e serás confortado pela resposta de Deus.
Davi escreveu muitos salmos penitenciais – de arrependimento. São eles: 6; 32; 51; 102; 130; 143. Particularmente gosto muito do Salmo 51, é um salmo de confissão e arrependimento – pedido de perdão. Diante de uma situação muito deprimente Davi se depara com a necessidade de arrepender-se.
Leia o Salmo 51:
Conforme palavras do manual bíblico SBB, o Salmo em si é muito comovente e nos permite penetrar na alma de um homem que amava a Deus, mas havia caído em pecado grave. Ele pôde se enxergar através dos olhos de Deus e ficou com o coração partido. Não inventou desculpas; simplesmente aceitou o julgamento de Deus e admitiu sua culpa. Tudo que podia fazer naquele momento, conhecendo o amor e a misericórdia de Deus, era pedir perdão e ter a chance de um novo começo.
Dessa forma, com nossos pecados confessados e tendo buscado o perdão de Deus esperamos positivamente sua resposta de perdão e a oportunidade de um recomeço.
Que Deus abençoe a vida de cada um de nós e arrependidos, nos conceda a oportunidade de recomeçar.

                Amado e bondoso Deus e Pai, obrigado pelo perdão que diariamente me concedes sem nenhum mérito ou dignidade de minha parte. Peço-te, que concedas forças para que eu possa resistir às tentações e buscá-lo nas aflições. Em nome e por amor de Jesus Cristo, teu Filho e nosso Senhor. Amém.

Régis Duarte Müller

Nenhum comentário: