Comunidade Evangélica Luterana "Cristo"

Endereço: Rua Lincoln Byrro, 1520, Bairro São Paulo - Gov. Valadares, MG - Cep.: 35030-280;
Tel.:(33) 3021-6056;
E-mail: celcgv@gmail.com - Pastor Jadir Carlos Mundt
CULTOS: 1º DOMINGO DO MÊS: ÀS 19H; OS DEMAIS DOMINGOS: ÀS 9H

domingo, 3 de junho de 2012

Reflexão da Semana - É Preciso Nascer de Novo


REFLEXÃO
É Preciso Nascer de Novo

 Muitas pessoas contam histórias tristes, mas ao mesmo tempo lindas, de alguma situação da vida que passaram e consideram como se tivesse ‘nascido de novo’. Fazendo uma breve pesquisa no google sobre ‘nascer de novo’ encontramos uma série de histórias de vida impressionantes, como esta que cito: “Nascemos de novo”, relata morador que teve o carro baleado durante tiroteio em Tapes. – Pai e filho passavam em um Palio nas proximidades do banco do Brasil explodido por assaltantes na madrugada desta quinta (05/04/2012). Nascemos de novo, exclamou José enquanto observava as marcas de tiros que atingiram seu veículo (in. http://zerohora.clicrbs.com.br. Além deste caso poderíamos encontrar muitos outros, de pessoas que agradecem a Deus, aos médicos, a pessoas que ajudaram, a familiares, policiais, etc. Pessoas que viram sua vida em risco, mas que foram salvas e ganharam uma nova oportunidade de vida. Pessoas que podem dizer: “Eu nasci de novo”. Realmente é mais comum do que parece, e em cada novo dia é possível encontrar pessoas que afirmam terem nascido novamente. Muitos são os motivos que levam as pessoas a pensarem assim, e todos com alguma razão. Alguém que conheceu de perto o nascer de novo foi Nicodemos. Ele era um dos líderes religiosos da época de Jesus. Um fariseu, um líder religioso muito importante. Era um professor e interpretava para os israelitas o significado das instruções divinas. Certo dia ele resolveu ir visitar a Jesus. Ciente das coisas que Jesus fazia Nicodemos reconhece que ele era alguém enviado por Deus, e afirmava isso com base nos milagres que fazia, ouvia falar ou presenciava. Todas essas coisas levam Nicodemos a fazer uma visita a Jesus, de forma que o assunto da conversa entre eles provavelmente era o Reino de Deus, pois Jesus lhe diz: “... Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (v.3). Deste modo, a nova vida que Jesus apresenta a Nicodemos não é determinada pelo nascimento e morte físicos, mas envolve algo que somente pode ser descrito como um novo nascimento, como um “nascer pelo Espírito”. Assim como Nicodemos tinha dúvidas, e sua razão não o permitia compreender como poderia nascer de novo, assim também somos tentados a duvidar e não acreditar. Assim como Nicodemos não acreditava na Trindade de Deus, assim também muitos questionam a existência de um Deus em três pessoas. Muitos que questionam a Jesus Cristo como Deus, e por isso não acreditam na salvação, não acreditam no perdão dos pecados, não acreditam na vida eterna e no reino de Deus. O plano de Deus para salvar as pessoas que criou passa pela morte e ressurreição de Jesus Cristo e pelo envio do Espírito Santo, que pela Palavra anunciada e pelo Santo Batismo nos leva à fé e nos faz nascer de novo para uma nova vida. Uma vida com Deus. Assim também podemos contar nossa história sobre ‘nascer de novo’.
Régis Duarte Müller

Nenhum comentário: