Comunidade Evangélica Luterana "Cristo"

Endereço: Rua Lincoln Byrro, 1520, Bairro São Paulo - Gov. Valadares, MG - Cep.: 35030-280;
Tel.:(33) 3021-6056;
E-mail: celcgv@gmail.com - Pastor Jadir Carlos Mundt
CULTOS: 1º DOMINGO DO MÊS: ÀS 19H; OS DEMAIS DOMINGOS: ÀS 9H

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Dia dos Pais - Experiência de Vida

Experiência de Vida
GoVal – 05/08/12
Textos Bíblicos: Salmo 145.10-21; Êxodo 16.2-15; Efésio 4.1-16; João 6.22-35
Régis Duarte Müller

·                    Experiência é algo muito importante para nossa vida. Mas nós a adquirimos com o tempo, e precisamos presenciar diferentes situações para aprender com elas e assim adquirir mais conhecimento. Acontece que durante essas vivências, muitas vezes acabamos vivendo situações difíceis, duras e muito desgastantes. Situações que nos levam a muito sofrimento, mas que no final das contas, nos servem de exemplo para o resto de nossa vida.
·                  Os pais sempre são exemplos e podem contribuir com seus filhos pelo tempo de vida e experiências adquiridas. Muitas coisas que passamos e enfrentamos na vida, já podem ter sido vivenciadas por nossos pais, e por isso, podemos pedir ajuda a eles sempre que necessário, e poderão nos ajudar a tomar decisões.
·                    Exemplos de vida e experiências nos levam a tomar decisões certas. Foi isso que fez Davi. Muitas vezes ele sofreu ataques e foi ameaçado, muitas vezes Davi fez coisas erradas que trouxeram consequências ruins, muitas vezes Davi precisou reconhecer que errou e assim, pedir perdão a Deus.
·                    Mas a experiência que Davi adquiriu com o tempo, serviu para que ele pudesse livrar-se das garras do rei Abimeleque. Ele fingiu estar louco, agindo de maneira estranha, e por isso, o rei o deixou ir embora.
·                    Davi usou da sua experiência e inteligência para escapar do rei e talvez, da sua condenação. Davi foi esperto. Mas, assim como Davi, às vezes achamos que podemos ser espertos com Deus. Então fingimos de loucos, fingimos que não sabemos, fazemos de conta que não é com a gente... Enfim. Acontece que Deus é nosso Pai. Ele sabe, conhece e vê tudo o que fazemos.
·                    Nossos pais terrenos tem uma função muito sublime neste mundo, pois são instrumentos de Deus na educação, no ensino e na formação dos seus filhos. E diante do decorrer deste tempo de Educação, ensino e formação, muitas são as vezes em que eles precisam corrigir seus filhos, até mesmo com castigos, para que eles saibam e aprendam com aquele erro, e não venham a repeti-lo mais tarde.
·                    Deus é Pai bondoso e amoroso, e sempre oferece oportunidades de arrependimento e mudança de vida. Ele faz isso porque não quer nos castigar, pois o castigo de Deus é a condenação, a morte eterna, a destruição completa. E nenhum pai quer ver a desgraça de um filho, nenhum pai quer ver seu filho vivendo situações difíceis e de castigo, quanto mais o nosso Pai eterno.
·                    Por isso, nossos pais são instrumentos de Deus, para que cumpram com o ensino que vêm deste o início dos tempos: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando velho não se desviará dele” (Pv 22.6).
·                    A criança que é educa e ensinada no caminho certo, vai saber melhor como agir. Mas ainda assim será passível de erro. Mas esse fato direciona a pessoa para outro ensino que recebe desde o início da vida: a humildade, o arrependimento e a capacidade de pedir desculpas.
·                    Sempre que agimos mal com alguém, com o amigo, com o colega, com o irmão, ou com o pai e a mãe, aprendemos que é preciso pedir desculpas. De modo muito parecido, Deus nosso Pai, nos ensina a viver em arrependimento e mudar de vida. O arrependimento precisa ser consciente, refletido e verdadeiro.
·                    Também para isso podemos pedir ajuda ao Pai, pois muitas vezes temos dificuldade para reconhecer nossos erros, muitas vezes temos dificuldades para nos arrepender dos erros. Nossos pais com sua experiência podem nos ajudar muito, e nosso Pai do céu gosta de ouvir o pedido de ajuda de seus filhos e atende-los conforme sua bondade. Como fez com Davi, que após receber a ajuda de Deus testemunha: “Eu pedi a ajuda do SENHOR, e ele me respondeu; ele me livrou de todos os meus medos... Eu um pobre sofredor, gritei; O SENHOR ouviu e me livrou das minhas aflições. O Anjo do SENHOR fica envolta daqueles que o temem e os protege do perigo” (Sl 34.4, 6-7).
·                    Como é bom saber que temos pais que cuidam de nós, e oferece sua experiência para nos ajudar a superar as dificuldades da vida. Como é bom saber que temos um Pai no céu que zela por nós, que cuida e protege, e que ainda nos perdoa e salva.
·                    Aqui na terra, nosso pai faz de tudo para que tenhamos o pão diário em nossa mesa, trabalha e se esforça para não deixar nada faltar. Do mesmo modo, Deus nosso Pai do Céu, não quer deixar faltar nosso alimento espiritual, e por isso enviou Jesus Cristo a este mundo, a fim de que nunca mais tivéssemos fome.
·                    Portanto, queridos amigos, com a experiência de vida de nossos pais, com seu ensino e cuidado, bem como, com a proteção do Pai do céu, e seu cuidado amoroso enviando o pão que dá a vida, podemos ter certeza de que passaremos pelas dificuldades desta vida, enfrentaremos as tribulações com coragem e ânimo.
·                    O rei Davi nos dá um desafio: “Procure descobrir, por você mesmo, como o SENHOR Deus é bom. Feliz aquele que encontra segurança nele” (Sl 34.8). Ao passo que o próprio Jesus nos ajuda a descobrir a bondade do Pai do céu, quando diz: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre. E o pão que eu darei para que o mundo tenha vida é a minha carne” (Jo 6.51).
·                    Que assim possamos sempre confiar na providência do Pai do céu e em seu cuidado bondoso, na esperança de um dia viver a seu lado, cantando e louvando seu grandioso nome. E que enquanto estivermos neste mundo, que os pais possam ser fiéis mordomos de Deus, ajudando na educação e ensino dos filhos para uma vida digna neste mundo. E que toda experiência e vivência possam ser postas em prática, na busca pela exercício do que é bom, nunca esquecendo de viver em arrependimento e pedindo socorro ao Pai do céu que sempre está pronto a nos ouvir. Que assim seja. Amém.


Nenhum comentário: