Comunidade Evangélica Luterana "Cristo"

Endereço: Rua Lincoln Byrro, 1520, Bairro São Paulo - Gov. Valadares, MG - Cep.: 35030-280;
Tel.:(33) 3021-6056;
E-mail: celcgv@gmail.com - Pastor Jadir Carlos Mundt
CULTOS: 1º DOMINGO DO MÊS: ÀS 19H; OS DEMAIS DOMINGOS: ÀS 9H

sexta-feira, 29 de março de 2013

Exemplo que vem do Rei


Exemplo que vem do Rei.
GoVal 24/03/2013
Régis Duarte Müller
Domingo de Ramos – 24/03 a 31/03/2013

Textos Bíblicos: Salmo 118.19-29; Deuteronômio 32.36-39; Filipenses 2.5-11; Lucas 19.28-40
Muito se fala a respeito de exemplos a seguir, basta uma breve pesquisa no Google para encontrarmos vários resultados sobre este assunto.
Acontece que no mundo em que vivemos, abalado por uma política corrupta, guerras de poder e interesses vindos de todas as partes e pessoas; famílias desestruturadas por causa do alcoolismo e outras drogas... Diante de tudo isso, poucos são os bons exemplos a seguir. Olhando e avaliando todas essas coisas, logo perdemos a esperança de encontrar algum exemplo! Mas por mais escassos que possam parecer, eles existem.
Em determinadas ocasiões, as pessoas são questionadas: Em quem você se inspira em sua profissão, ou na área que pretende se profissionalizar? Nesse sentido, é comum ouvirmos jogares de futebol dizendo que se espelham em Ronaldo, Zico, Messi e por aí vai. É comum músicos falarem que se espelham em Roberto Carlos, Djavan, Johann Sebastian Bach ou Ludwig Van Beethoven. Em geral, gostamos de ter uma referência. Por isso, procuramos modelos para a área que desejamos atuar e para a vida. Grandes profissionais que alcançaram sucesso são nossos alvos, bem como, pessoas que deram grandes exemplos de vida.
Quando analisamos os modelos, aqueles que servem de exemplo, damos destaque para quem viveu de forma simples e humilde, que foi sincero e prezava pela
vida, pelo respeito, pela arte.
Contudo, por mais perfeitos que pareçam ter sido, sempre vamos encontrar alguma acusação, algum desvio, algum problema na vida deles, afinal de contas, todos esses que nos servem de exemplo, são pessoas, são humanos e passíveis de erro.
Ao abrirmos a Bíblia, a Sagrada Escritura, encontramos vários exemplos de fé: Davi, Pedro, Paulo etc. Mas também encontramos problemas e desvios na vida destes. O único perfeito é Jesus Cristo, o Filho de Deus. O qual é Rei do mundo inteiro, mas não foi coroado com joias, não usou carros de luxo, nem agia de acordo com seus interesses. Jesus Cristo é exemplo de amor, humildade e serviço. Como Rei, entrou triunfalmente em Jerusalém, no entanto, montado em um jumentinho. Em seu governo, ele não se aproveitou para desviar, roubar ou fazer coisas de interesse próprio, mas, foi humilde e obediente, serviu a Deus e ao mundo inteiro em um ato de amor.
Sem dúvida todos temos bons e maus exemplos, os quais, encontramos na vida ou em livros. Mas quais vocês querem seguir? Quais vocês tomam para si? Quando Paulo escreve à Igreja de Filipenses, ele aconselha a todos da seguinte forma: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” (Fp 2.5). A Nova Tradução diz: “Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha”.
Que sentimento é esse? Que modo de pensar é esse? Jesus é Deus, mas abriu mão de tudo que era seu e tornou-se servo, tornando-se igual aos seres humanos. O sentimento e o modo de pensar de Jesus são em prol das pessoas: Jesus ama e serve a toda humanidade. Esse é o serviço do humilde Rei.
Quem é capaz de seguir tal exemplo? Quem pode fazer o que Jesus fez? Sentir o que Jesus sentiu? Pensar o que Jesus pensou?
Com certeza é muito bom termos o sentimento e o pensamento que Jesus teve, mas ao analisar nossa vida, nossos sentimentos, pensamentos e atitudes, nos damos por conta da existência de uma natureza pecadora. Notamos como somos falhos e não seguimos o modelo Jesus Cristo.
Jesus nos ensina a ser humilde e servir ao nosso próximo. Ninguém na face da terra foi tão humilde como Jesus, o qual tinha poder, poder de Deus, mas preferiu abster-se dele para se tornar o salvador dos seres humanos. Agora, o pecado que vive em nós, frequentemente coloca vendas em nossos olhos, e por isso acabamos deixando de seguir a Jesus Cristo. Nossa conduta é vergonhosa. Estamos sempre buscando aparecer. Queremos ser nosso próprio senhor e o deus dos outros, e sempre recusamos o serviço. Infelizmente, nós somos assim!
Quer dizer, ao invés de buscarmos seguir o exemplo de serviço e humildade do Rei Jesus, nós queremos viver como os reis do pedaço, fazendo todas as coisas que contemplem nossos anseios e interesses, os desejos da carne. Isso demonstra nosso pensamento egoísta e mesquinho, muito parecido com o exemplo dos políticos que tanto criticamos! Além do mais, quando o assunto é Deus, ou seja: Orar, fazer devoção, estudar a bíblia, participar das atividades da Igreja, contribuir com o crescimento da mesma, oferecer os dons para o trabalho do reino de Deus, então encontramos um tanto de compromissos na frente e não fazemos nada. Você lembra o
ultimo compromisso que deixou de cumprir?
Sem dúvida Jesus Cristo é o maior exemplo de amor, cidadania, paz e serviço que tivemos na face da terra. Ele não recebeu nenhum prêmio Nobel, mas cumpriu com seu objetivo.
Esta é a missão de Jesus, uma Missão de paz. Como Rei, Humilde, as pessoas iam à sua frente colocando folhas e ramos para Jesus passar. Sem dúvida, Jesus Cristo é o Rei, é o Messias prometido, como já dizia o profeta Zacarias 9.9 “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em um jumento, num jumentinho, cria de jumenta” (Zc 9.9).
Mesmo sendo o Rei dos reis, a forma como Jesus entrou na cidade destaca sua humildade e sua missão de paz.
O amor de Jesus tornou-o o mais importante, a quem todos, de joelhos, se prostram para adorá-lo. Nós também o adoramos, e ainda, o tomamos como exemplo. Jesus é exemplo de amor, paz e serviço. Ser seguidor de Jesus é comprometer-se em amar seu próximo como a si mesmo, e a Deus acima de todas as coisas. Seguir o Rei Jesus é dar testemunho onde estiver. Seguir o Rei Jesus é saber que terá um lugar preparado no céu.
Portanto, adornemos o templo com ramos, deixemos o Rei Jesus entrar nesta casa, deixemos o Rei Jesus Reinar em nosso coração. Deixemos o exemplo de Jesus contaminar nossa vida, sigamos o exemplo humilde do Rei. Pois Ele vem, humilde, montado em um Jumentinho. Alegrem-se, pois Jesus é o nosso Salvador. Amém.

Nenhum comentário: