Comunidade Evangélica Luterana "Cristo"

Endereço: Rua Lincoln Byrro, 1520, Bairro São Paulo - Gov. Valadares, MG - Cep.: 35030-280;
Tel.:(33) 3021-6056;
E-mail: celcgv@gmail.com - Pastor Jadir Carlos Mundt
CULTOS: 1º DOMINGO DO MÊS: ÀS 19H; OS DEMAIS DOMINGOS: ÀS 9H

terça-feira, 23 de abril de 2013

Onde está a Igreja?


Onde está a igreja?

Lutero entendeu que "a cristandade verdadeira e essencial consiste no Espírito, e não em alguma coisa exterior, seja lá como for chamada". Um entendimento bíblico a partir de Efésios: "Há um só corpo, e um só Espírito, e uma só esperança, para a qual Deus chamou vocês". Com isto, o termo "igreja" carrega uma compreensão diferente daquela nas fachadas dos templos e nas identificações
religiosas. Ele tinha em mente duas igrejas: a interior - a autêntica; e a exterior - a organização eclesiástica, sujeita a erros porque é comandada por pessoas.
São colocações polêmicas, assim como a atual declaração do papa Francisco, ao afirmar que somente a Igreja Católica é capaz de interpretar a Bíblia. "A interpretação das Escrituras não pode ser apenas um esforço intelectual individual, mas deve ser sempre confrontada, inserida e autenticada pela tradição viva da Igreja", argumentou o papa, ao lembrar os diversos Concílios como referência de fé ao lado da Bíblia. E agora, quem está certo? Logicamente cada qual "igreja" defenderá a sua posição num panorama complexo e repleto de embates doutrinários e de relevâncias históricas, deixando um enorme desafio ao diálogo e à unidade cristã num planeta ainda mais dividido - o que não deixa de ser um obstáculo para a missão dos cristãos e ao mesmo tempo um exercício de amor e humildade na oração de Jesus: "Peço que todos sejam um".
Lutero acreditava que a igreja está onde estão a Palavra de Deus, o Batismo, a Santa Ceia e a confissão e absolvição de pecados: "Onde essas coisas são praticadas, aí está a Igreja autêntica". E confessou: "Creio que por minha própria razão ou força não posso crer em Jesus Cristo, meu Senhor, nem vir a ele. Mas o Espírito Santo me chamou pelo Evangelho, iluminou com seus dons, santificou e conservou na fé verdadeira. Assim também chama, congrega, ilumina e santifica toda a cristandade na terra, e em Jesus Cristo a conserva na verdadeira e única fé".


Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
25 de abril de 2013

Nenhum comentário: