Comunidade Evangélica Luterana "Cristo"

Endereço: Rua Lincoln Byrro, 1520, Bairro São Paulo - Gov. Valadares, MG - Cep.: 35030-280;
Tel.:(33) 3021-6056;
E-mail: celcgv@gmail.com - Pastor Jadir Carlos Mundt
CULTOS: 1º DOMINGO DO MÊS: ÀS 19H; OS DEMAIS DOMINGOS: ÀS 9H

sábado, 18 de maio de 2013

Todos que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos



Tema: “Todos que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos”.
GoVal 12/05/2013
Régis Duarte Müller
Dom de Pentecostes – 19/05 a 26/05/2013

Textos Bíblicos: Salmo 143; Gênesis 11.1-9; Atos 2.1-21; João 14.23-31

Uma coisa comum entre os seres humanos é o pedido de ajuda. Mesmo a trabalho nós ajudamos as pessoas cumprindo com nossas funções com competência e dignidade. Isso nos mostra que precisamos de ajuda para as mais variadas atividades que fazemos em
nosso dia-a-dia. Quando levantamos pela manhã e vamos à padaria, precisamos que o vendedor nos dê o pão; que o caixa passe nossos produtos para que efetuemos o pagamento; ao parar no posto, que o frentista coloque o combustível. Além desse tipo de ajuda, muitas vezes pedimos que alguém faça certas funções que não sabemos ou não podemos. Desta forma cumprimos com nossos compromissos e também com o mandamento que nos ensina a ajudar nosso próximo em todas suas necessidades.
Os relatos bíblicos apresentam muitos exemplos de ajuda, mas tem alguém que nos ajudou muito, e seu ato continua a nos ajudar, além de ser fundamental para nossa salvação. Jesus Cristo fez aquilo que nenhum ser humano seria capaz de fazer. Ele cumpriu com o desejo do Pai, e se fez sacrifício pelos nossos pecados nos libertando da escravidão. Desta forma, todos que ouvirem a mensagem terão a oportunidade de clamar ao Senhor, por isso, Joel afirma: “Todos que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos” (Jl 2.32).
Nós já sabemos, conhecemos e cremos na obra de Cristo. Já fomos agraciados pelo Espírito Santo que nos chamou para a maravilhosa luz, congregou, e hoje continua mantendo e fortalecendo esta fé. No entanto, muitos ainda não conhecem a Cristo, e precisam ser batizados, ou precisam ouvir a Palavra para que o Espírito Santo faça sua parte: a Conversão. Por isso, Jesus Cristo envia seus discípulos: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20.21).
Os discípulos de Jesus hoje, são os cristãos espalhados pelo mundo inteiro – todos são enviados por Cristo para pregar sua Boa Nova. Para tanto não estaremos sozinhos, pois Jesus Cristo pede ao Pai que nos mande o Auxiliador: “Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre” (Jo 14.16). É ele, ou seja, o Espírito Santo, que guiará os filhos de Deus nesta tarefa tão importante.
Acontece que existe um problema, o qual dificulta o trabalho dos fiéis, principalmente do Espírito Santo. Esse problema chama-se ‘velho homem’. Acontece que apesar de ouvirmos a mensagem de Deus e seu Evangelho, nossa natureza quer e insiste em negá-lo.
Os fiéis que estão engajados no trabalho e missão de Deus, ao encontrarem as dificuldades, também são surpreendidos pela desmotivação e desejo de largar tudo. O velho homem, a nossa natureza humana, nos dizem: Para de fazer as coisas; deixa de insistir com os outros; vai fazer outra coisa, isso é tudo perca de tempo; Pra que falar de Jesus, essa pessoa não quer ouvir... Assim ouvimos nosso velho homem tentando nos convencer, nos fazer mudar de atitude... Por fim, nós mesmos acabamos perdendo a esperança, a fé, e até mesmo a salvação, pois preferimos dar ouvidos ao homem natural que “não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode
entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1Co 2.14).
Não é nada bom para nosso futuro ser dominado pelo homem natural, ou seja, nossa natureza. A natureza, nossos desejos, enfim, são contrários e militam aos desejos do Espírito de Deus. Mas ao mesmo tempo, o Espírito Santo está trabalhando intensamente para vencer nosso velho homem e trazer vidas para Deus.
Isso acontece em cumprimento à promessa de Jesus: “Vou para junto do Pai, mas pedirei ao
Pai que envie o Consolador/Auxiliador” (Jo 14.16). Na festa de Pentecoste, uma das maiores festas do povo judeu, isso se concretiza. Naquele dia, o Espírito desceu “e encheu o lugar onde estavam, e a apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles” (At 2.3), aquelas pessoas, mesmo sendo de diferentes lugares e línguas podiam se entender (At 2.8) – mas também tinham aqueles que zombavam (v.13).
Assim como naquele dia, muitos continuam a resistir, mas enquanto a Palavra de Deus for promovida, o Espírito Santo estará agindo, e assim vidas são trazidas para Cristo. Afinal, “a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4.12).
Mas como posso receber o Espírito Santo? Como eu sei que ele guia e orienta minha vida?  Queridos irmãos, o Espírito Santo de Deus age de duas formas: através do Batismo e da Palavra, por isso precisamos atender às palavras de instrução ditas por Jesus: “Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mt 28.19), bem como “A fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo” (Rm 10.17). Toda Palavra que é anunciada gera a ação do Espírito, e toda ação do Espírito resulta na obra de Deus. Afinal de contas, “a Palavra que sai da boca de Deus não voltará vazia, mas produzirá no coração do homem a obra para que foi enviada" (Is 55.11).
Conta-se a história de que um menino foi a sorveteria e encontrou o seguinte aviso: “Um sorvete grátis para quem entrar na sorveteria hoje”. O Menino ficou pensando: “Será que devo guardar só para mim esta notícia? Ou conto para meus amigos?”. Concluindo que seus amigos ficariam felizes com a notícia, ele foi correndo contar.
Assim como aquele menino nós temos uma notícia muito importante. Essa notícia não oferece apenas um sorvete, mas a vida que nunca termina. Por isso precisamos levar a Palavra, falar e testemunhar. Para que as pessoas, ao ouvirem a mensagem de Deus, possam crer. E crendo, ao pedirem a ajuda do Senhor, sejam salvas. Na porta da sorveteria dizia: Um sorvete grátis para quem entrar na sorveteria hoje”. A Palavra de Deus nos diz: “Todos que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos”. (At 2.21). Que bom que hoje ainda é tempo para pedir a ajuda do Senhor. Por isso, oremos: Conceda-nos, Senhor, o Teu Espírito Santo para nos guiar, orientar e fortalecer nossa fé. Ajude-nos para que alcancemos, por amor de Cristo, a vida eterna. Em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Que assim seja. Amém.

Nenhum comentário: